Tecnologia

Microsoft lança Office Online para substituir os antigos Web Apps

A mudança no nome é, talvez, a mais inesperada, e vem graças a feedback dado pelos usuários; página inicial própria remete ao design do Windows 8

officeonline (Reprodução)

officeonline (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2014 às 10h51.

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira a reformulação dos Office Web Apps, versões online dos programas da suíte de escritório. O serviço, que funciona de forma similar ao Google Drive, passará a se chamar Office Online e a contar com uma página inicial diferente e própria, remetendo ao design quadriculado do Windows 8.

A mudança no nome é, talvez, a mais inesperada, e vem graças ao feedback dos usuários. Em um post no blog do Office, a executiva Amanda Lefebvre afirmou que muitos deles ficavam confusos com o Apps na denominação antiga, indagando se “eles eram algo que precisava ser instalado”. O novo título, segundo ela, passa melhor a ideia de uma suíte acessível diretamente pelo navegador.

Já em relação à página inicial, ela servirá para facilitar a localização do Office Online. “Muitos de vocês não sabiam que tínhamos uma versão online do Office simplesmente porque não conseguiam encontrá-la”, escreveu Amanda. Os aplicativos de fato ficavam um pouco escondidos, e eram acessados antes pelo público diretamente pelo OneDrive. Com uma página nova, exclusiva para o serviço, a Microsoft espera aumentar o alcance dele na web – e possivelmente brigar mais de igual para igual com o Google Drive.

Novas funcionalidades – Apesar de ser focado na mudança de nome e de página, o anúncio desta quinta-feira ainda trouxe algumas poucas novidades em termos de funções. Passa a ser possível, por exemplo, compartilhar e colaborar com trabalhos usando tanto o Office online quanto a versão para desktops. Assim, mesmo que esteja usando o Word offline, você poderá acessar documentos salvos na nuvem e editá-los junto com alguém que esteja acessando o Word online.

A suite de programas para navegadores também passa a facilitar o acesso aos outros serviços conectados a ela – no caso, o OneDrive e o Outlook.com. Um menu superior, chamado pela Microsoft de “app switcher”, foi incluído na interface, e permite alternar entre os aplicativos, de certa forma quase como um ALT+TAB. Para acessar esse “novo” Office Online, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOInternetMicrosoftSoftwareTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble