Tecnologia

Microsoft deve lançar "Windows TV" nesta semana

Sistema, espécie de versão enxuta do Windows para set-top box e TVs, será apoiado na interface do Windows Media Center, diz site

Steve Ballmer na CES 2010: executivo deve apresentar sistema voltado para TVs baseado no Windows Media Center (Justin Sullivan/Getty Images)

Steve Ballmer na CES 2010: executivo deve apresentar sistema voltado para TVs baseado no Windows Media Center (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2011 às 13h47.

São Paulo - Nesta semana acontece a primeira grande feira de eletrônicos do ano, a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, Estados Unidos. No ano passado, as novidades giravam em torno de aparelhos como Kindle e outros leitores de e-books. Desta vez a expectativa é que o encontro traga novidades ao mercado de tablets, impulsionado pelo lançamento do iPad, da Apple.

Mas outras áreas também devem receber novidades, inclusive uma em que a Apple está inserida. De acordo com Brier Dudley, colunista do jornal Seattle Times, a Microsoft pretende lançar seu próprio serviço de TV, assim como fez a empresa de Steve Jobs e o Google - que interrompeu a divulgação do Google TV e o deixará fora da feira enquanto melhora o produto.

O anúncio, segundo Dudley, deve ser feito já na quarta-feira (5), primeiro dia de CES, já que por tradição a Microsoft é quem abre o evento e Steve Ballmer, presidente-executivo, fará a primeira palestra.

A companhia colocará no mercado uma versão enxuta do Windows sob medida para set-top box e TVs. O software, afirma o colunista, será apoiado na interface do Windows Media Center, com streaming de mídia e capacidades de controle remoto.

O produto da gigante da computação deve estar nas prateleiras ainda este ano sob custo médio de US$ 200. Dudley comenta que isso representa um sério desafio para Apple e Google, já que o Windows possui um guia de programação de TV mais familiar, o que facilitaria a interação com a internet.

Acompanhe tudo sobre:CESEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftPersonalidadesSoftwareSteve BallmerTecnologia da informaçãoTelevisãoTVWindows

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia