Tecnologia

Microsoft define preço de tablet Surface abaixo de iPad

A maior companhia de software do mundo afirmou que vai vender uma versão Wi-Fi, de 32 GB de memória, do tablet por US$ 499


	O Surface, que tem duas câmeras e uma porta USB, terá conectividade apenas por Wi-Fi. A Microsoft não fez menção sobre uma versão com recursos de telefonia móvel
 (Divulgação)

O Surface, que tem duas câmeras e uma porta USB, terá conectividade apenas por Wi-Fi. A Microsoft não fez menção sobre uma versão com recursos de telefonia móvel (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2012 às 14h47.

Seattle - A Microsoft definiu o preço de seu tablet Surface abaixo de versões comparáveis do iPad, sinalizando sua intenção de brigar para conquistar participação no crescente mercado.

A maior companhia de software do mundo, que anunciou sua entrada na produção de computadores em junho, afirmou que vai vender uma versão Wi-Fi, de 32 gigabytes (GB) de memória, do tablet por 499 dólares ante 599 dólares cobrado pelo modelo comparável do novo iPad, da Apple.

O tablet da Microsoft, que é mais comprido e ligeiramente mais pesado que o iPad, começará a ser vendido em 26 de outubro, enquanto a empresa lança o novo sistema operacional Windows 8, com recursos de comandos por toques na tela. Um número limitado de tablets estará disponível para pré-encomenda no site da Microsoft a partir desta terça-feira.

A companhia espera que o Surface, junto com tablets com Windows produzidos por outros fabricantes, desafie o dominância da Apple no segmento. A criadora do iPad tem 70 por cento do mercado de tablets.

A popularidade do iPad demoliu o mercado dos netbooks e atingiu as vendas de PCs maiores, reduzindo a participação do Windows.

Baseado em chip Nvidia projetado pela ARM Holdings, o Surface vai executar uma versão simplificada do Windows 8 que não é compatível com aplicações antigas da Microsoft.

Entretanto, o tablet terá versões novas de programas do pacote Office como o Word, PowerPoint e Excel, e vai incluir jogos do Xbox e aplicativos de vídeo e música.

O Surface, que tem duas câmeras e uma porta USB, terá conectividade apenas por Wi-Fi. A Microsoft não fez menção sobre uma versão com recursos de telefonia móvel.


Além do modelo básico, a Microsoft também vai oferecer um modelo de 32 gigabytes equipado com uma capa que funciona como teclado por 599 dólares e uma versão de 64 GB por 699 dólares, mesmo preço da versão Wi-Fi de 64 GB do novo iPad.

Desde o anúncio da entrada no segmento, alguns analistas do mercado vinham especulando que a Microsoft poderia oferecer preços ainda mais baixos para competir com o iPad 2, que custa 399 dólares, ou com produtos como o Kindle Fire HD, da Amazon, e o Nexus 7, do Google, que tem preço a partir de 199 dólares.

Uma segunda linha, mais pesada, do Surface voltada para a categoria de laptops leves chamada de "ultrabooks" terá chips Intel e deve chegar ao mercado dentro de alguns meses.

Acompanhe tudo sobre:ConcorrênciaEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Na era do vício digital, a abstinência e a liberdade de 24 horas sem WhatsApp

Agora todos poderão ver o que você comenta em um story do Instagram; saiba como

Boeing Starliner tem retorno à Terra adiado pela segunda vez

Internet em qualquer lugar? Starlink, de Elon Musk, lança antena do tamanho de um laptop

Mais na Exame