Tecnologia

Microsoft cogita anúncios no Windows para baratear PCs

A publicidade embarcada na versão Windows 365 ajudaria a cortar os custos da licença completa e do hardware necessário para rodar o sistema operacional

 (Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

A Microsoft pode estar considerando um futuro com computadores de baixo custo com serviços em nuvem e anúncios nos programas do Windows 365.

A possibilidade foi descoberta recentemente pelo ZDNet após a Microsoft listar algumas vagas de emprego que indicam o desenvolvimento de uma versão para consumidor doméstico do Windows 365, a versão em nuvem do Windows até então destinado à empresas.

Nesse novo modelo de negócio, chamado de PCs thin client, a ideia é vender os dispositivos com configurações de entrada, baratas, e com o mínimo para rodar um sistema gratuito, por exemplo um Linux, e então acessar a versão em nuvem do Windows, que pode ser uma assinatura ou custeada por anúncios, tal qual Spotify e YouTube fazem.

A ideia, ainda que embrionária, caminha para um modelo que a Microsoft já abraçou no Microsoft 365 (antigo Office), que segue o modelo SaaS (Software as a Service), e para o qual muitas fornecedoras de software já migraram nos últimos anos.

Acompanhe tudo sobre:MicrosoftPublicidadeWindows

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo