Tecnologia

Massacre da Samsung pela Apple chega a Star Trek

Um bem humorado vídeo com a turma de Jornada das Estrelas brinca com a vitória da Apple contra a Samsung na justiça americana

Depois que a Apple venceu a guerra de patentes contra a Samsung, nada mais funcionou como antes na espaçonave Enterprise (Reprodução)

Depois que a Apple venceu a guerra de patentes contra a Samsung, nada mais funcionou como antes na espaçonave Enterprise (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 30 de agosto de 2012 às 11h58.

São Paulo — Num futuro distante, a nave Enterprise segue sua jornada a serviço da Federação Estrelar. Uma espaçonave inimiga se aproxima em posição de ataque. É hora de ligar os escudos de raios. Mas a ordem do capitão Jean-Luc Picard não pode ser cumprida. A tela sensível ao toque no painel da Enterprise foi desabilitada porque viola patentes da Apple.

É assim que começa o divertido vídeo criado pelo humorista Ben Dickson com base em cenas da série televisiva Star Trek: The Next Generation. Nele, a vitória da Apple contra a Samsung na justiça americana, na semana passada, trouxe consequências terríveis para a tripulação da Enterprise.

O tenente Data, o androide que integra a tripulação, não pode mais falar. Sua voz foi desabilitada porque foi considerada parecida demais com a da Siri, a assistente de voz do iPhone. E o alarme de emergência não funciona porque aquele ringtone pertence à Apple.

A brincadeira de Ben Dickson ecoa a impressão, que muitas pessoas têm, de que a Apple foi longe demais com suas patentes. A empresa está defendendo suas criações e seus investimentos em pesquisa. Na visão de Tim Cook e sua turma, outros fabricantes, como a Samsung, roubam as ideias elaboradas em Cupertino e ganham dinheiro com o trabalho dos engenheiros da Apple.

Mas as patentes podem impedir outros fabricantes de smartphones de usar coisas tão básicas como o gesto de abrir os dedos em pinça para ampliar uma imagem. São coisas que, na visão de muitas pessoas, não deveriam ser patenteáveis. Por causa disso, a decisão do júri da Califórnia a favor da Apple é polêmica. Veja o vídeo (em inglês) a seguir.

https://youtube.com/watch?v=rAtje5weAU0%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaInovaçãoiPhonePatentesSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

CES 2025 apresenta inovações em TVs com IA e MiniLED

Logística de comércio eletrônico cresce e reforça importância na China