Ciência

Maior réptil pré-histórico voador da América do Sul é achado

Encontrado no Nordeste do Brasil, o pterossauro media 8,5 metros de uma asa à outra e pesava 70 quilos


	Campus da UFRJ: a descoberta foi feita na Chapada do Araripe, entre os estados do Ceará, Piauí e de Pernambuco, por três grupos de pesquisadores brasileiros.
 (Wikimedia Commons)

Campus da UFRJ: a descoberta foi feita na Chapada do Araripe, entre os estados do Ceará, Piauí e de Pernambuco, por três grupos de pesquisadores brasileiros. (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2013 às 13h50.

Rio de Janeiro – A descoberta do maior réptil pré-histórico voador da América do Sul foi anunciada hoje (20), pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Encontrado no Nordeste do Brasil, o pterossauro media 8,5 metros de uma asa à outra e pesava 70 quilos.

A descoberta foi feita na Chapada do Araripe, entre os estados do Ceará, Piauí e de Pernambuco, por três grupos de pesquisadores brasileiros. Eles encontraram 60% do fóssil do animal, incluindo o crânio, em bom estado de preservação.

O trabalho dos brasileiros foi publicado nesta semana, pela Academia Brasileira de Ciências. A partir de sexta-feira (22), uma réplica do pterossauro será exposta na sala de paleontologia do Museu Nacional, que abriga uma exposição desses animais, com peças originais.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisDinossauros

Mais de Ciência

Árvores do Japão revelam tempestade solar de 'céu vermelho' de 800 anos

Cientistas encontram 'cinzas' de explosão estelar antiga perto da Terra

Como criar vídeos com IA: as melhores ferramentas gratuitas em 2026

Melhor câmera de segurança Wi-Fi para apartamento: veja modelos e passo a passo para instalação