Raiva: essa foi a reação de alguns consumidores ao tentar comprar na Black Friday (Ralaenin / SXC)
Maurício Grego
Publicado em 29 de novembro de 2013 às 09h22.
São Paulo -- Apesar dos cuidados que as principais lojas online tiveram ao se preparar para a Black Friday, não faltam reclamações sobre sites lentos ou travados nas redes sociais, onde a hashtags #blackfriday e #fail frequentemente aparecem juntas.
EXAME.com verificou que, em várias dessas lojas, a navegação é tranquila enquanto o comprador visualiza ofertas e características dos produtos. Mas basta clicar em "comprar" para que o site deixe de responder ou se torne muito lento.
Isso acontece porque as informações sobre os produtos são conteúdo estático, que pode ser facilmente distribuído numa rede de data centers para acesso rápido (as grandes lojas online sempre fazem isso).
Na hora de fechar a compra, porém, entram em ação sistemas de cadastro, controle de estoque, expedição e pagamento, que são centralizados. Esses sistemas que processam transações acabam sendo gargalos num dia de sobrecarga como hoje.
Mas nem todos as lojas tiveram tantos problemas. Há relatos de pessoas que fecharam compras com tranquilidade. Vejamos alguns comentários publicados no Twitter:
#BlackFriday Brasil tem vários sites fora do ar devido ao número de acesso: FastShop, Submarino e Saraiva por exemplo #fail
— Edu Mucillo (@emucillo) 29 novembro 2013
status: na fila do extra ##BlackFriday Hhahahhahah a venda é tanta que o site travou voltou p fim da fila
— Stéh franco ♔ (@____Steh) 29 novembro 2013
Eu só quero comprar meu celular e ir dormir, só isso, por favor sites, parem de dar erro... #BlackFriday #fail
— @chapãjb2 (@renanjb2) 29 novembro 2013
Que raivaa, eu quero comprar as Crônicas de Narnia Vol. Único do C S Lewis e a porcaria do site travou... Black Friday Fail
— Cristina Lopes ✞ (@ChristinaLopez_) 29 novembro 2013
saraiva travou e ja desisti do black friday
— elisa (@travsblunt) 29 novembro 2013
Nenhum site funciona, navegação dificil demais! Dificil assim hein Brasil! #BlackFriday #fail
— Amanda Cavalcanti (@mandinhacaval) 29 novembro 2013