Locaweb compra mais duas startups e já gastou quase R$ 400 mi desde o IPO
Companhia informou a aquisição da operação das startups Credisfera e Docca, ambas focadas na prestação de serviços para PMEs
Rodrigo Loureiro
Publicado em 18 de fevereiro de 2021 às 19h42.
Última atualização em 19 de fevereiro de 2021 às 12h49.
Depois de captar mais de 2 bilhões de reais em uma nova oferta de ações, a Locaweb voltou ao mercado. A companhia brasileira de tecnologia desembolsou quase 53 milhões de reais e adquiriu o controle de outras duas startups . O movimento mais recente envolveu a compra da Credisfera, fintech que atua com soluções de crédito, e da Docca, que gerencia uma plataforma de lojas virtuais.
- Conheça as empresas novatas mais promissoras da bolsa brasileira. Leia os relatórios da EXAME Invest
As aquisições reforçam a tese de que a Locaweb quer se tornar um verdadeiro conglomerado digital especializado em soluções para empresas de internet. Enquanto a Credisfera deve auxiliar a companhia a criar um plano focado para oferecer soluções de crédito para pequenos e médios empreendedores, a Docca será necessária para auxiliar no comando dos e-commerces desenvolvidos para os clientes.
De acordo com o que foi divulgado oficialmente, a aquisição da Credisfera gira em 26,6 milhões de reais, preço de fechamento da compra da totalidade das ações da fintech. A companhia foi fundada em 2015 em São Paulo por Wanderley Schmidt Campos, Eduardo Peixoto Ferreira Leite, Carlos Eduardo Carneiro Pinto de Magalhães e José Filipe Neis.
Já o valor de todas as ações da Docca é um pouco menor: 26,1 milhões de reais. Também fundada em 2015, mas no Rio Grande do Sul, a Docca Commerce cresceu 650% no ano passado e atingiu receita anual recorrente de 5 milhões de reais. Os fundadores são Dieter Fritsch, Gustavo Metz e Maicol Rafael Bruski. Tanto na Docca como na Credisfera, os executivos vão se juntar ao quadro de funcionários da Locaweb.
Credisfera e Docca agora fazem parte de um grupo que já contava com outras seis empresas adquiridas pela Locaweb desde a estreia na B3, há pouco mais de um ano. Ao todo, a Locaweb já desembolsou mais de 393 milhões de reais com as compras. Pode parecer muito, mas é preciso lembrar que a companhia previa gastar pelo menos 422 milhões de reais dos 575 milhões de reais captados no IPO com aquisições.
Além da Credisfera e a Docca, a Locaweb se tornou a controladora das empresas Social Miner (que faz análise de dados para e-commerce), Etus (que gerencia de redes sociais de empresas), Vindi (uma plataforma virtual de pagamentos), Ideris (que cria tecnologias para marketplaces), Melhor Envio (que envia de mercadorias pela internet) e ConnectPlug (que integra de marketplaces).
O mais recente movimento de compra não chega a surpreender. No comando da empresa, o empresário Fernando Cirne nunca escondeu que planejava ir às compras após a injeção de capital recebida com o IPO (e com a nova oferta de ações). “Fiz o IPO e peguei dinheiro para fazer aquisições. Agora é preciso entregar”, disse Cirne, em entrevista para a EXAME ainda no ano passado.