Tecnologia

LG Z355

Avaliação de Airton Lopes / Sem luxos, este ultrabook tem quase tudo o que importa para quem trabalha longe do escritório. Com 1,2 quilo, ele pesa pouco na mochila e apresenta força de sobra para as tarefas mais comuns. Pena que sua autonomia fique abaixo da média dos ultrabooks com tela de 13,3 polegadas avaliados […]

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2013 às 10h00.

logo-infolab
Avaliação de Airton Lopes / Sem luxos, este ultrabook tem quase tudo o que importa para quem trabalha longe do escritório. Com 1,2 quilo, ele pesa pouco na mochila e apresenta força de sobra para as tarefas mais comuns. Pena que sua autonomia fique abaixo da média dos ultrabooks com tela de 13,3 polegadas avaliados pelo INFOlab. A fileira no lado direito do teclado com atalhos para as principais funções do Windows 8 é uma boa sacada. Em compensação, é difícil achar quem goste de seu touchpad,com botões fixos.

Avaliação de Lucas Massao / Feito para quem não quer abrir mão do desempenho quando o assunto é mobilidade, o LG Z355 oferece boas alternativas para facilitar o uso do Windows 8.

Por dentro

O principal destaque interno do LG Z355 é o processador Core i7 3517- 1,9 GHz Ivy Bridge. Modelo top de linha da Intel na faixa de 17 Watts de TDP (Thermal Design Power). A quantidade de memória RAM não impressiona nem desaponta. Os 4GB DDR3 são suficientes para aguentar as tarefas do cotidiano, e algumas tarefas mais pesadas como edição de vídeo e fotos.

A primeira ferramenta que auxilia a utilização do Windows 8 é o SSD SATAIII de 256 GB.  Vale lembrar que memórias SSD respondem mais rápido ao sistema e economizam energia. Os 256 GB são suficientes para armazenar uma grande quantidade de arquivos do dia a dia como documentos, fotos, vídeos e músicas.

O processamento de vídeo é feito pela Intel HD Graphics 4000. Utilizada frequentemente nos ultrabooks, ela dá conta das necessidades gráficas de um usuário casual tranquilamente.

Benchmark PCMark 7 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Sony SVT13115FB

3.454

Asus VivoBook X202E

1.896

Sony Vaio Duo 11

4.868

LG Z355

4.518

Construção e usabilidade

Com uma pintura que simula aço escovado, o ultrabook não possui nenhum material especial em sua construção.  O destaque fica para o peso. 1,2 quilos fazem do Z355 um ultrabook fácil de carregar e manusear, além de ser silencioso e esquentar pouco.

No quesito usabilidade a tela não se destaca. Medindo 13,3 polegadas e com resolução de 768 pixels, ela reproduziu cores agradáveis, mas com pouca amplitude de tons.

A falta de um monitor sensível ao toque prejudica a experiência do Windows 8, como por exemplo ter que arrastar o mouse entre os grandes ícones do sistema operacional.  Por sinal, o touchpad do Z355 incomoda justamente pela falta de botões físicos. A área de 10,1 por 6,8 cm é ampla e sensível, mas não substitui os botões nem em longo prazo.

Existem também algumas incoerências no layout do teclado. O botão mudo não está próximo das teclas de alteração de volume e as teclas Page Up e Page Down estão localizadas na parte superior do teclado ao invés de estarem na sua posição tradicional (o Page Up localizado acima do Page Down).

Por outro lado, a barra de atalhos do lado direito se encaixou muito bem ao Windows 8. As quatro teclas podem ser usadas para voltar ao desktop, chamar a barra charm, busca e alternar entre programas ativos.

O ultrabook já vem com alguns softwares pré-instalados. Mas somente o guia de uso e o FAQ (Frequently Asked Questions) foram adaptados para a interface do sistema operacional. Os softwares de backup, gerenciamento de redes e equalização de som permanecem com o mesmo visual.

A presença de uma porta USB 3.0 energizada é agradável. Através dela podemos carregar outros aparelhos que utilizem a conexão mesmo quando o ultrabook está inativo.

Considerações Finais

O alto desempenho não consegue suprimir a experiência deficiente ao usar o Windows 8. A falta de uma tela touchscreen é algo considerável. Se aliarmos isso com seu valor de mercado, 4 mil reais, a compra de um  Z355 tem que ser analisada com cautela.

Ficha técnica

ProcessadorIntel Core i7 3517 - 1,9 GHz
Memória RAM4GB DDR3
Armazenamento256 GB SSD SATAIII
SOWindows 8 Single Language
Tela13,3 polegadas
ConexõesWi-Fi, Bluetooth, 2 USB (3.0 e 2.0),Fast Ethernet (conector miniRJ45)

Avaliação técnica

PrósConfiguração,desempenho,peso reduzido, teclas de atalho para principais funções do Windows 8
ContrasTouchpad não tem botões físicos, Fast Ethernet (e com adaptador)
ConclusãoUm ultrabook caro, mas de bom desempenho. A falta de tela touchscreen e de botões físicos no touchpad incomodam durante a utilização.
Configuração9,1
Vídeo e Áudio7,8
Usabilidade7,3
Design 8,1
Bateria7,2
Média8.1
PreçoR$ 3.499
Acompanhe tudo sobre:LGNotebooksWindows 8

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp