Tecnologia

LG G Pad 8.3

Avaliação de Airton Lopes / Com display de 8,3 polegadas com resolução de 1 920 por 1 200 pixels e tecnologia IPS, o G Pad é o tablet mais atraente do momento entre os Androids com tela abaixo de 10 polegadas. O desempenho observado no INFOlab para rodar aplicativos e games é próximo ao do […]

screen

screen

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 21h44.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Com display de 8,3 polegadas com resolução de 1 920 por 1 200 pixels e tecnologia IPS, o G Pad é o tablet mais atraente do momento entre os Androids com tela abaixo de 10 polegadas. O desempenho observado no INFOlab para rodar aplicativos e games é próximo ao do iPad Mini, o melhor tablet compacto. Em alguns aspectos, o gadget da LG é mais versátil.

A transferência de arquivos sem o uso do PC ou de conexões sem fio pode ser feita por cartão microSD ou pen drives com plugue microUSB, como o SanDisk Ultra Dual USB Flash Drive usado nos testes. Outra vantagem é o infravermelho, que transforma o G Pad em controle remoto universal. A interação com a TV também é feita enviando vídeo para a telona por DLNA, Miracast e Wi-Fi Direct. As câmeras são ok para um tablet. Quebram o galho em cenas bem iluminadas, mas as fotos feitas com pouca luz não ficam boas. A duração da bateria nos testes foi de 5 horas e 20 minutos. É uma boa autonomia, mas não chega à metade da obtida pelo tablet da Apple nos testes do INFOlab.

Avaliação de Lucas Agrela / A LG entrou no mercado de tablets com um ótimo aparelho: o LG G Pad 8,3. O dispositivo é potente e tem um tamanho que favorece o seu transporte, mas isso não faz com que a sua tela sofra uma perda de qualidade. Para jogos, ele também tem um bom desempenho na maioria dos casos, devido ao seu processador quad core e sua GPU Adreno 320.

O tablet tem alguns recursos exclusivos da LG, como o desbloqueio de tela chamado Knock On. Basta bater duas vezes no display, como se você estivesse batendo em uma porta, para despertá-lo. Como ele não é muito grande, o dispositivo é leve, pesando 338g.  A tela também apresenta uma ótima definição com 1.980 por 1.200p em suas 8.3 polegadas. A qualidade de som também é alta e muito agradável para ouvir músicas e assistir filmes.

Design

O design do G Pad é agradável, como uma camada de alumínio na traseira que lembra o iPad mini e o Positivo mini. Isso dá ao aparelho um bom visual e passa a impressão de ser topo de linha da marca, como é de fato. Por ser estreito, é possível segurá-lo confortavelmente com apenas uma das mãos.

De frente, ele lembra bastante o visual dos produtos das linhas Samsung Galaxy Tab e Note, se diferenciando apenas pelo logotipo, posicionamento da câmera frontal e pelo fato de contar com botões na tela.

O tablet está disponível nas cores branca e preta. Os botões físicos do aparelho ficam na borda direita, sendo eles de volume e de bloqueio de display. O conector para fone de ouvidos, o sensor infravermelho e o slot para cartão microSD ficam na parte de cima do produto e embaixo há um microUSB com tecnologia MHL.

Configuração

O tablet roda sistema Android 4.2.2 (atualizável para o 4.3) e tem uma configuração potente: processador quad core Qualcomm Snapdragon 600 de 1,7 GHz, 2GB de RAM, 16GB expansível por microSD, GPU Adreno 320, câmera principa com sensor de 5MP e frontal de 1,3MP. Há ainda acelerômetro, bússola e giroscópio. A conexão Wi-Fi ainda se mantém nos padrões b/g/n e a versão do Bluetooth é 4.0. Ele peca mesmo é pela falta de conexão 3G.

As especificações são de um aparelho topo de linha e supera em diversos quesitos os tablets de 7 e 8 polegadas disponíveis no mercado brasileiro. Sendo assim, ele se saiu muito bem nos benchmarks.

Benchmarks

LG G Pad
AnTuTu – 23.709
Vellamo – 2.485
3D Mark – 9.577

Positivo mini
AnTuTu – 19.836
Vellamo – 2.099
3D Mark – 3.904

Samsung Galaxy Tab 3
AnTuTu – 11.672
Vellamo – 1.285
3D Mark – 2.231

Bateria

Sua duração não foi exorbitante como a do iPad Mini, porém, ela ficou acima da média dos últimos tablets testados no INFOlab: 5h20 no teste de vídeo com Wi-Fi e Bluetooth ligado. Sendo assim ele pode aguentar um uso moderado por um período considerável.

Sistema

O sistema é o Android 4.2.2, com um upgrade disponível para o 4.3. O software vem com alguns aplicativos úteis de fábrica, que serão detalhados abaixo. As diferenças principais em relação ao Android puro são uma personalização do menu de configurações, que lembra o do iOS 7, e alguns atalhos do sistema.

Os três botões principais do aparelho possuem funções distintas após alguns segundos pressionados. O central ativa os programas que estão em execução ns momento, o direito e o esquerdo chamam o Google Now e o QuickMemo.

Algo bom para quem vai usar o tablet “em família” é que o software permite criar até 6 perfis de usuários — que, no entanto, irão compartilhar a memória interna de 16GB. Ou seja, será mesmo necessário um microSD nesse caso.

Foto por: aswd

Aplicativos

Life Square – reúne todos os eventos feitos pelo usuário no aparelho, como fotos, vídeos, gravações, postagens, sítios de redes sociais.

Quick Translator - Oferece uma lista com diversos dicionários gratuitos para download.

Quick Remote - Transforma o tablet em um controle remoto universal para usar com os aparelhos do fabricante (por isso ele tem um sensor infravermelho)

Pair - Notificações, chamadas, mensagens, redes sociais do telefone aparecerão no tablet, após uma sincronização ponto a ponto entre os dois.

Criador de vídeo - Com alguns toques podemos criar apresentações com clipes e vídeos gravados no próprio aparelho. Na última tela, encontramos uma página com os destaques do produto para ser encontrarmos maior detalhe da aplicação.

QuickMemo – Podemos criar anotações, desenhos e notas especiais. Utilizado para escrevermos anotações na tela, além de podermos compartilha-las. Bom para aqueles momentos mais inoportunos do cotidiano. Para acessar temos que clicar no volume up e down ao mesmo tempo.

Guia do caderno – App que armazena as notas feitas pelo usuário, como se fosse uma biblioteca digital.

Câmera

A câmera traseira tem 5 MP, com uma resolução máxima de 2592 por 1944 pixels e a gravação de vídeo é em Full HD.

Há algumas funções interessantes de software disponíveis nessa câmera: Disparo do Cheese - podemos pronunciar as palavras Cheese, Kinchi, Smile, LG, Whisky para que o obturador seja acionado; ajuste de brilho, foco, tamanho da imagem, ISO, balanço de branco, efeitos de cor, temporizador, marcação geográfica, som do disparo e a captura também funciona pressionando a tecla do volume.

Considerações Finais

O LG G Pad 8.3 é um dos melhores tablets do mercado brasileiro, batendo de frente com o Samsung Galaxy Note 8.0, Positivo mini e até mesmo com o iPad mini. Sem dúvidas, ele é uma ótima opção de tablet Android devido ao seu processador potente, aos 2GB de RAM e à qualidade da tela. A LG demorou para entrar no segmento de tablets, mas chegou com um produto respeitável. Quem procura um aparelho para diversas situações de uso, como navegação, reprodução de vídeos e músicas, games em um design compacto e ergonômico pode investir os 1.099 reais cobrados pelo produto para obter um tablet excelente.

 

Ficha técnica

ProcessadorAPQ8064 Pro Snapdragon 600
GPUAdreno 320
Sistema4.2.2 (Jellybean)
RAM2GB
Armazenamento16GB + microSD
Bateria5h20
Peso338g

Avaliação técnica

PrósConfiguração potente, boa qualidade de tela e ergonomia
ContrasAndroid desatualizado (por enquanto), não há conexão 3G
ConclusãoÓtimo tablet Android que atende a diversas situações de uso
Configuração8,7
Usabildiade8,8
Bateria7,0
Design8,0
Média8.5
PreçoR$ 1.099
Acompanhe tudo sobre:AndroidLGReviewsReviews INFOTablets

Mais de Tecnologia

Para ser ''mais TikTok'', Instagram prepara app exclusivo e dedicado para Reels

Fabricantes chinesas de celulares apostam no segmento premium para expandir globalmente

Depois da Microsoft, Amazon entra na corrida da computação quântica

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone