Tecnologia

LG G Pad 8.3

Avaliação de Airton Lopes / Com display de 8,3 polegadas com resolução de 1 920 por 1 200 pixels e tecnologia IPS, o G Pad é o tablet mais atraente do momento entre os Androids com tela abaixo de 10 polegadas. O desempenho observado no INFOlab para rodar aplicativos e games é próximo ao do […]

screen

screen

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 21h44.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Com display de 8,3 polegadas com resolução de 1 920 por 1 200 pixels e tecnologia IPS, o G Pad é o tablet mais atraente do momento entre os Androids com tela abaixo de 10 polegadas. O desempenho observado no INFOlab para rodar aplicativos e games é próximo ao do iPad Mini, o melhor tablet compacto. Em alguns aspectos, o gadget da LG é mais versátil.

A transferência de arquivos sem o uso do PC ou de conexões sem fio pode ser feita por cartão microSD ou pen drives com plugue microUSB, como o SanDisk Ultra Dual USB Flash Drive usado nos testes. Outra vantagem é o infravermelho, que transforma o G Pad em controle remoto universal. A interação com a TV também é feita enviando vídeo para a telona por DLNA, Miracast e Wi-Fi Direct. As câmeras são ok para um tablet. Quebram o galho em cenas bem iluminadas, mas as fotos feitas com pouca luz não ficam boas. A duração da bateria nos testes foi de 5 horas e 20 minutos. É uma boa autonomia, mas não chega à metade da obtida pelo tablet da Apple nos testes do INFOlab.

Avaliação de Lucas Agrela / A LG entrou no mercado de tablets com um ótimo aparelho: o LG G Pad 8,3. O dispositivo é potente e tem um tamanho que favorece o seu transporte, mas isso não faz com que a sua tela sofra uma perda de qualidade. Para jogos, ele também tem um bom desempenho na maioria dos casos, devido ao seu processador quad core e sua GPU Adreno 320.

O tablet tem alguns recursos exclusivos da LG, como o desbloqueio de tela chamado Knock On. Basta bater duas vezes no display, como se você estivesse batendo em uma porta, para despertá-lo. Como ele não é muito grande, o dispositivo é leve, pesando 338g.  A tela também apresenta uma ótima definição com 1.980 por 1.200p em suas 8.3 polegadas. A qualidade de som também é alta e muito agradável para ouvir músicas e assistir filmes.

Design

O design do G Pad é agradável, como uma camada de alumínio na traseira que lembra o iPad mini e o Positivo mini. Isso dá ao aparelho um bom visual e passa a impressão de ser topo de linha da marca, como é de fato. Por ser estreito, é possível segurá-lo confortavelmente com apenas uma das mãos.

De frente, ele lembra bastante o visual dos produtos das linhas Samsung Galaxy Tab e Note, se diferenciando apenas pelo logotipo, posicionamento da câmera frontal e pelo fato de contar com botões na tela.

O tablet está disponível nas cores branca e preta. Os botões físicos do aparelho ficam na borda direita, sendo eles de volume e de bloqueio de display. O conector para fone de ouvidos, o sensor infravermelho e o slot para cartão microSD ficam na parte de cima do produto e embaixo há um microUSB com tecnologia MHL.

Configuração

O tablet roda sistema Android 4.2.2 (atualizável para o 4.3) e tem uma configuração potente: processador quad core Qualcomm Snapdragon 600 de 1,7 GHz, 2GB de RAM, 16GB expansível por microSD, GPU Adreno 320, câmera principa com sensor de 5MP e frontal de 1,3MP. Há ainda acelerômetro, bússola e giroscópio. A conexão Wi-Fi ainda se mantém nos padrões b/g/n e a versão do Bluetooth é 4.0. Ele peca mesmo é pela falta de conexão 3G.

As especificações são de um aparelho topo de linha e supera em diversos quesitos os tablets de 7 e 8 polegadas disponíveis no mercado brasileiro. Sendo assim, ele se saiu muito bem nos benchmarks.

Benchmarks

LG G Pad
AnTuTu – 23.709
Vellamo – 2.485
3D Mark – 9.577

Positivo mini
AnTuTu – 19.836
Vellamo – 2.099
3D Mark – 3.904

Samsung Galaxy Tab 3
AnTuTu – 11.672
Vellamo – 1.285
3D Mark – 2.231

Bateria

Sua duração não foi exorbitante como a do iPad Mini, porém, ela ficou acima da média dos últimos tablets testados no INFOlab: 5h20 no teste de vídeo com Wi-Fi e Bluetooth ligado. Sendo assim ele pode aguentar um uso moderado por um período considerável.

Sistema

O sistema é o Android 4.2.2, com um upgrade disponível para o 4.3. O software vem com alguns aplicativos úteis de fábrica, que serão detalhados abaixo. As diferenças principais em relação ao Android puro são uma personalização do menu de configurações, que lembra o do iOS 7, e alguns atalhos do sistema.

Os três botões principais do aparelho possuem funções distintas após alguns segundos pressionados. O central ativa os programas que estão em execução ns momento, o direito e o esquerdo chamam o Google Now e o QuickMemo.

Algo bom para quem vai usar o tablet “em família” é que o software permite criar até 6 perfis de usuários — que, no entanto, irão compartilhar a memória interna de 16GB. Ou seja, será mesmo necessário um microSD nesse caso.

Foto por: aswd

Aplicativos

Life Square – reúne todos os eventos feitos pelo usuário no aparelho, como fotos, vídeos, gravações, postagens, sítios de redes sociais.

Quick Translator - Oferece uma lista com diversos dicionários gratuitos para download.

Quick Remote - Transforma o tablet em um controle remoto universal para usar com os aparelhos do fabricante (por isso ele tem um sensor infravermelho)

Pair - Notificações, chamadas, mensagens, redes sociais do telefone aparecerão no tablet, após uma sincronização ponto a ponto entre os dois.

Criador de vídeo - Com alguns toques podemos criar apresentações com clipes e vídeos gravados no próprio aparelho. Na última tela, encontramos uma página com os destaques do produto para ser encontrarmos maior detalhe da aplicação.

QuickMemo – Podemos criar anotações, desenhos e notas especiais. Utilizado para escrevermos anotações na tela, além de podermos compartilha-las. Bom para aqueles momentos mais inoportunos do cotidiano. Para acessar temos que clicar no volume up e down ao mesmo tempo.

Guia do caderno – App que armazena as notas feitas pelo usuário, como se fosse uma biblioteca digital.

Câmera

A câmera traseira tem 5 MP, com uma resolução máxima de 2592 por 1944 pixels e a gravação de vídeo é em Full HD.

Há algumas funções interessantes de software disponíveis nessa câmera: Disparo do Cheese - podemos pronunciar as palavras Cheese, Kinchi, Smile, LG, Whisky para que o obturador seja acionado; ajuste de brilho, foco, tamanho da imagem, ISO, balanço de branco, efeitos de cor, temporizador, marcação geográfica, som do disparo e a captura também funciona pressionando a tecla do volume.

Considerações Finais

O LG G Pad 8.3 é um dos melhores tablets do mercado brasileiro, batendo de frente com o Samsung Galaxy Note 8.0, Positivo mini e até mesmo com o iPad mini. Sem dúvidas, ele é uma ótima opção de tablet Android devido ao seu processador potente, aos 2GB de RAM e à qualidade da tela. A LG demorou para entrar no segmento de tablets, mas chegou com um produto respeitável. Quem procura um aparelho para diversas situações de uso, como navegação, reprodução de vídeos e músicas, games em um design compacto e ergonômico pode investir os 1.099 reais cobrados pelo produto para obter um tablet excelente.

 

Ficha técnica

ProcessadorAPQ8064 Pro Snapdragon 600
GPUAdreno 320
Sistema4.2.2 (Jellybean)
RAM2GB
Armazenamento16GB + microSD
Bateria5h20
Peso338g

Avaliação técnica

PrósConfiguração potente, boa qualidade de tela e ergonomia
ContrasAndroid desatualizado (por enquanto), não há conexão 3G
ConclusãoÓtimo tablet Android que atende a diversas situações de uso
Configuração8,7
Usabildiade8,8
Bateria7,0
Design8,0
Média8.5
PreçoR$ 1.099
Acompanhe tudo sobre:AndroidLGReviewsReviews INFOTablets

Mais de Tecnologia

Receita de jogos chineses cai 3,3% no primeiro semestre

Galaxy Z Flip 6: conheça os detalhes do smartphone usado pelos atletas nas Olimpíadas

Meta pagará US$ 1,4 bilhão ao estado Texas por uso indevido de tecnologia de reconhecimento facial

Carteira do Google testa pagamento por PIX em contas do C6 e PicPay

Mais na Exame