Tecnologia

Lançamento do Oculus Rift está próximo, diz CEO da empresa

'Estamos ansiosos para que isso aconteça', afirmou Brendan Iribe

rift

rift

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 4 de novembro de 2014 às 09h45.

O lançamento dos óculos de realidade virtual chamados Oculus Rift está próximo, de acordo com Brendan Iribe, CEO da Oculus VR, criadora do aparelho. O anúncio foi feito durante a conferência Web Summit 2014, realizada nesta semana, na Irlanda.

"Estamos ansiosos para que isso aconteça. Estamos chegando muito perto, faltam meses, não anos, mas muitos meses", afirmou Iribe.

O CEO disse que o produto está, em grande parte, finalizado e pronto para chegar aos consumidores. Segundo o The Next Web, o desafio agora é melhorar a interatividade no ambiente da realidade virtual. Iribe declarou que mouses, teclados, gamepads e comandos de voz ainda não estão devidamente apropriados para o Oculus Rift.

"Não queremos que o produto seja lançado em quatro ou cinco anos. Estamos ansiosos para que isso aconteça", afirmou Iribe.

Em março deste ano, a Oculus VR anunciou a compra da Cardon Design, a empresa que desenvolveu o controle do Xbox 360, o console da geração passada da Microsoft.

Desde a compra da Oculus VR pelo Facebook, em março, por 2 bilhões de dólares, a empresa cresceu e passou a empregar mais de 200 funcionários. À época da aquisição, a equipe era formada por 75 colaboradores.

O Oculus Rift é um aparelho que permite visualizar imagens tridimensionais com resolução Full HD. O foco primário da empresa com o produto era revolucionar os videogames. Mas o Facebook enxerga outras oportunidades para o gadget e, de acordo com Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook, o dispositivo será usado em serviços de comunicações e educação.

A trajetória, até o momento, bem sucedida do Oculus Rift começou no site de financiamento coletivo Kickstarter, em 2012. Lá, a empresa conseguiu arrecadar mais de 2,4 milhões de dólares. Em outras séries de investimentos, o caixa da empresa excedeu a marca de 90 milhões de dólares.

Concorência - Aparelhos semelhantes ao Rift já foram criados. A Sony apresentou o Morpheus, um headset de realidade virtual, no início deste ano. Em setembro, a Samsung anunciou o Gear VR, um produto que faz o mesmo que o Rift, mas utiliza o smartphone Galaxy Note 4 como tela, enquanto os demais produtos têm display embutido.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGamesIndústria eletroeletrônicaINFOInternetRedes sociaisSmartphones

Mais de Tecnologia

STF julga artigo 19 do Marco Civil e reacende debate sobre regulação das redes sociais

Huawei lança HarmonyOS Next e refirma estratégia de independência tecnológica

Quem te deu unfollow no Instagram? Veja como descobrir

Huawei revoluciona com Mate 70: Sistema HarmonyOS Next sem suporte ao Android