Tecnologia

Lançamento do Oculus Rift está próximo, diz CEO da empresa

'Estamos ansiosos para que isso aconteça', afirmou Brendan Iribe

rift

rift

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 4 de novembro de 2014 às 09h45.

O lançamento dos óculos de realidade virtual chamados Oculus Rift está próximo, de acordo com Brendan Iribe, CEO da Oculus VR, criadora do aparelho. O anúncio foi feito durante a conferência Web Summit 2014, realizada nesta semana, na Irlanda.

"Estamos ansiosos para que isso aconteça. Estamos chegando muito perto, faltam meses, não anos, mas muitos meses", afirmou Iribe.

O CEO disse que o produto está, em grande parte, finalizado e pronto para chegar aos consumidores. Segundo o The Next Web, o desafio agora é melhorar a interatividade no ambiente da realidade virtual. Iribe declarou que mouses, teclados, gamepads e comandos de voz ainda não estão devidamente apropriados para o Oculus Rift.

"Não queremos que o produto seja lançado em quatro ou cinco anos. Estamos ansiosos para que isso aconteça", afirmou Iribe.

Em março deste ano, a Oculus VR anunciou a compra da Cardon Design, a empresa que desenvolveu o controle do Xbox 360, o console da geração passada da Microsoft.

Desde a compra da Oculus VR pelo Facebook, em março, por 2 bilhões de dólares, a empresa cresceu e passou a empregar mais de 200 funcionários. À época da aquisição, a equipe era formada por 75 colaboradores.

O Oculus Rift é um aparelho que permite visualizar imagens tridimensionais com resolução Full HD. O foco primário da empresa com o produto era revolucionar os videogames. Mas o Facebook enxerga outras oportunidades para o gadget e, de acordo com Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook, o dispositivo será usado em serviços de comunicações e educação.

A trajetória, até o momento, bem sucedida do Oculus Rift começou no site de financiamento coletivo Kickstarter, em 2012. Lá, a empresa conseguiu arrecadar mais de 2,4 milhões de dólares. Em outras séries de investimentos, o caixa da empresa excedeu a marca de 90 milhões de dólares.

Concorência - Aparelhos semelhantes ao Rift já foram criados. A Sony apresentou o Morpheus, um headset de realidade virtual, no início deste ano. Em setembro, a Samsung anunciou o Gear VR, um produto que faz o mesmo que o Rift, mas utiliza o smartphone Galaxy Note 4 como tela, enquanto os demais produtos têm display embutido.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaSmartphonesIndústria eletroeletrônicaGamesINFO

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA