Tecnologia

Kindle pode ganhar 180 mil livros em português

Segundo a revista Veja, o Ministério da Educação deve liberar o acervo de livros digitais disponível em seu site para a Amazon

A linha Kindle, da Amazon: a empresa deve ampliar a quantidade de livros digitais brasileiros no e-reader (Divulgação)

A linha Kindle, da Amazon: a empresa deve ampliar a quantidade de livros digitais brasileiros no e-reader (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 19 de maio de 2012 às 11h10.

São Paulo — A Amazon pode passar a oferecer, para uso em seu e-reader Kindle, 180 mil livros digitais que estão no site do Ministério da Educação brasileiro. A notícia está na revista Veja que chega às bancas neste sábado, na seção Radar. A Veja diz, ainda, que a Amazon tenta vender o Kindle para uso nas escolas públicas brasileiras, um negócio que não deve se concretizar.

Segundo a revista, executivos da Amazon discutiram o assunto com o ministro Aloizio Mercadante, que estaria inclinado a liberar a publicação das obras – que são de domínio público – no Kindle.  Elas poderiam ser vistas também nos aplicativos Kindle para iPad, Android e outras plataformas.

Os livros ficam no portal Domínio Público, que foi inaugurado em 2004 pelo Ministério da Educação. Entre eles, estão, por exemplo, a obra completa de Machado de Assis, poemas de Fernando Pessoa, traduções de textos clássicos como "A Divina Comédia" e trabalhos acadêmicos. Podem ser baixados na forma de arquivos PDF ou vistos no próprio browser, em HTML. Alguns desses livros já possuem versão para o Kindle. O portal também tem músicas e alguns vídeos.

O movimento da Amazon parece fazer parte da preparação para a estreia de sua loja online no Brasil, com data ainda incerta. A empresa já tem lojas locais em nove países:  Áustria, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha e Grã-Bretanha. O Brasil seria um dos próximos países na lista de prioridades da empresa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioe-commerceEmpresas de internetAmazonEmpresas americanaslojas-onlineIndústria eletroeletrônicaGadgetsE-readersE-books

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático