Exame Logo

Jovens preferem receber vagas de emprego por WhatsApp

76% dos 988 jovens profissionais entrevistados afirmaram preferir receber oportunidades por meio da rede social

WhatsApp: o popular aplicativo possui mais de 600 milhões de usuários ativos (Saulo Pereira Guimarães/EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2014 às 21h01.

São Paulo - Além de sites especializados, e-mails e redes sociais como o LinkedIn, profissionais podem passar a receber oportunidades de empregos diretamente no smartphone por meio do WhatsApp .

Isso porque um estudo realizado pelo portal de empregos Trabalhando.com revela que entre as várias ferramentas disponíveis os jovens profissionais preferem receber notificações de vagas pelo aplicativo de mensagens online.

A pesquisa quantitativa foi feita entre agosto e setembro, com questionários enviados por e-mail para 10 mil universitários de São Paulo e das regiões Nordeste e Sul que são cadastrados no serviço.

Desse total, 988 jovens profissionais responderam à pergunta “Qual a melhor tecnologia para receber avisos de vagas de estágios e empregos?”.

Dessa quantia, 76% afirmaram preferir receber oportunidades por meio do WhatsApp. Em segundo lugar, o e-mail é preferência de 18% dos entrevistados, enquanto os 6% restantes optam por receber SMS.

A partir dos resultados da pesquisa, a empresa passou a investir no uso da ferramenta para atingir o público jovem que compõe a base de currículos do site, sendo a primeira a divulgar oportunidades de estágio e emprego no aplicativo.

A ideia é agilizar a divulgação das vagas em um meio utilizado pela maioria dos jovens conectados atualmente.

“Graças a forte parceria firmada com 60 das mais importantes faculdades do Brasil, hoje somos a única empresa de recursos humanos do país que se relaciona de perto com jovens estudantes”, afirma o diretor-geral da companhia, Caio Infante.

Disponível para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e até Symbian, o popular aplicativo possui mais de 600 milhões de usuários ativos, 38 milhões deles no Brasil.

Além de textos, ele também permite compartilhar mensagens de áudio, vídeo, localização e até contatos do celular.

Sâo Paulo - Existem vários sites na web que permitem buscar empregos em diversas áreas. No entanto, nem sempre esses serviços são a melhor solução para buscar cargos específicos de um setor. E para ajudar quem busca oportunidades para trabalhar com informática, TI e internet, selecionamos 7 serviços que contam com um enorme banco de vagas nessas áreas. Confira.
  • 2. Empregos TI

    2 /9(Divulgação)

  • Veja também

    Sempre atualizado, o Empregos TI traz uma série de cargos divulgados em todo o país. Focado apenas em mostrar as oportunidades e requisitos de cada emprego, o serviço possui uma interface simples e fácil de navegar e oferece cinco opções de busca: por vagas, por empresas, por currículo, por dicas do especialista Max Gehringer ou por todo o site. Ainda há como filtrar o período em que a vaga está disponível, para conseguir ver as oportunidades mais recentes com facilidade. Na aba Emprego, escolha a região por onde deseja pesquisar. Para se candidatar em alguma vaga disponível é preciso realizar um cadastro e colocar todas as informações de seu currículo na plataforma do Empregos TI.
  • 3. CEVIU

    3 /9(Divulgação)

  • O CEVIU oferece vagas disponíveis em todo o Brasil, e o cadastro de currículos e empresas pode ser feito gratuitamente. Porém, existem alguns planos de assinatura que oferecem mais benefícios aos usuários, como histórico de envio de currículos, contato com as empresas, etc. Os internautas ainda podem consultar alguns conteúdos relacionados ao mercado de tecnologia, como a tabela de salários em TI, que mostra os salários mínimos, médios e máximos para cada tipo de vaga em diversas localidades do Brasil.
  • 4. UOL Emprego Certo

    4 /9(Divulgação)

    O UOL Emprego Certo oferece vagas de emprego para diversas áreas. Segundo o site, existem mais de 5 mil vagas disponíveis na área de informática e TI. O internauta que quiser anunciar seu currículo pode se cadastrar por 7 dias grátis. Depois desses dias, ele pode escolher entre quatro planos mensais: Assinante UOL, Profissional, Estagiário e Básico Operacional. Os preços das assinaturas variam entre 47 e 79 reais mensais.
  • 5. Profissionais TI

    5 /9(Divulgação)

    O portal Profissionais TI é uma boa indicação para profissionais que desejam encontrar vagas de emprego disponíveis na área. Mas, muito além de vagas de emprego, o site também oferece um vasto banco de dados com conteúdos sobre tecnologia. Também possui seções dedicadas a concursos, dicas de carreira, notícias, livros e cursos. Além de diversos assuntos para buscar no site, o internauta ainda pode se cadastrar e incluir currículos, candidatar-se, marcar as vagas desejadas e falar sobre suas preferências em relação ao emprego que busca. A página de empregos ainda possui opções para filtrar as vagas disponíveis, como estágios, freelances, pessoa jurídica, temporário, etc. Tudo isso para que cada usuário encontre a vaga que mais se encaixe no seu perfil.
  • 6. APInfo

    6 /9(Divulgação)

    O APInfo oferece um enorme banco de dados com vagas para a área de informática, como programação, desenvolvimento de sistemas, TI, etc. O cadastro de currículo no site é totalmente gratuito.
  • 7. Manager Online

    7 /9(Divulgação)

    Manager é um serviço online para a consulta e cadastro de currículos em várias áreas. De acordo com o site, há mais de 4 mil vagas disponíveis para profissionais que atuam na área de informática, TI e internet. O site permite cadastrar empresas e currículos por meio de assinaturas. E ele possui um campo de busca personalizado e segmentado para cada tipo de vaga, como Assistente Administrativo, Estágio, Analistas, etc. O usuário ainda pode escolher em quais estados deseja buscar vagas. Assim, quando alguma vaga for compatível com o currículo do usuário o serviço envia um e-mail com as informações do emprego. Isso também acontece caso alguma empresa encontra algum currículo e opta por contatar determinado usuário.
  • 8. LinkedIn

    8 /9(Divulgação)

    Por que não usar a maior rede social profissional para procurar empregos? Afinal, a maioria das grandes empresas possuem cadastro ativo no serviço e estão sempre de olho em potenciais candidatos na rede. Acesse a seção de Empregos do site e clique em Pesquisa Avançada para filtrar a busca pelo setor e função da área desejada. Para se candidatar a uma das vagas clique no botão Candidate-se agora ou Candidate-se pelo site da empresa. Caso a plataforma para envio de currículos seja o próprio LinkedIn, basta preencher seu número de telefone, incluir um currículo ou carta de apresentação e depois clicar em Enviar. Para obter mais visibilidade no site, saber quem viu seu perfil e conseguir comparar seu currículo com o de outros candidatos a uma vaga é preciso ser assinante de um dos planos Job Seeker oferecidos pelo LinkedIn, que custam entre 32 e 80 reais mensais.
  • 9. Veja agora 12 cursos gratuitos para profissionais de TI

    9 /9(schoschie/Flickr)

  • Acompanhe tudo sobre:Appscarreira-e-salariosINFOInternetJovensRedes sociaisWhatsApp

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame