Tecnologia

iPhone 5 terá conector de dados diferente do atual

Com conector de dados menor que o do iPhone 4S, iPhone 5 será incompatível com os acessórios atuais

Todos os dispositivos móveis da Apple usam o mesmo conector de dados desde 2003, mas isso deve mudar com o iPhone 5 (Divulgação)

Todos os dispositivos móveis da Apple usam o mesmo conector de dados desde 2003, mas isso deve mudar com o iPhone 5 (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 23 de julho de 2012 às 13h20.

São Paulo — Um velho rumor sobre o iPhone 5 ressurgiu nesta semana. O smartphone da Apple terá um conector de dados menor que o atual, com 19 pinos em vez de 30. Isso deve torná-lo incompatível com alto falantes, carregadores, teclados e outros acessórios hoje em uso.

A informação é da agência de notícias Reuters, que diz ter confirmado isso com duas pessoas familiarizadas com os planos da Apple. Ela vem reforçar rumores que vêm circulando desde o ano passado. Em outubro, por exemplo, dizia-se que o novo conector de dados da Apple estrearia no que viria a ser o novo iPad.

Naquela ocasião, o blog japonês Macotakara disse ter recebido, de uma fonte “confiável”, a informação de que o conector teria 30 pinos como o atual, mas seria menor. Como se sabe, isso não aconteceu. O novo iPad usa o mesmo conector de dados que a Apple adotou em 2003 no iPod e que é encontrado, hoje, também no iPhone.

Agora, as apostas do mercado são que o encolhimento do conector virá com o iPhone 5, que deve ser lançado em setembro ou outubro. Trocar esse componente por outro menor liberaria preciosos milímetros cúbicos de espaço no smartphone. A Reuters diz que a Apple pretende mover a tomada para fone de ouvido para a parte inferior do iPhone. O conector de dados mais estreito deixaria espaço livre para isso.

De fato, supostas fotos do iPhone 5 que têm circulado na internet já mostram o aparelho com conector de dados menor e com a tomada para fone de ouvido na parte inferior. Em fevereiro, o site iMore chegou a publicar imagens detalhadas do que seria um iPhone 5 desmontado, com o novo conector em destaque.


A troca vai tornar o novo iPhone incompatível com docks, teclados e outros acessórios que se acoplam ao iPhone por meio dele. Isso deve deixar felizes os fabricantes de acessórios para iPhone e iPad, já que a mudança deve estimular muita gente a trocar seu dock velho por um novo, por exemplo.

A mudança também deve desagradar aos usuários, que verão seus acessórios atuais ficarem obsoletos. Mas a Apple não costuma se preocupar com isso quando abandona padrões estabelecidos. Ela foi o primeiro fabricante de computadores pessoais a suprimir o drive de disquete no passado, e um dos primeiros a eliminar o drive óptico mais recentemente.

Como os fãs da Apple são fãs da Apple, é improvável que deixem de comprar o iPhone 5 por causa da incompatibilidade. Além disso, devem surgir, no mercado, adaptadores para que os acessórios antigos possam ser usados com o iPhone 5. É até possível que a própria Apple venda um adaptador desse tipo.

Além da mudança no conector, o iPhone 5 deve trazer tela maior e mais alongada, com tamanho em torno de 4 polegadas. Também deve suportar redes celulares 4G LTE e trazer a conexão sem fio NFC, que poderá ser usada para pagamentos com o smartphone. Além disso, esse será o primeiro produto da Apple a sair da fábrica com o iOS 6, nova versão do sistema operacional móvel da empresa.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneiPhone 5Rumores techSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA