iPad vende 3 milhões de unidades em 80 dias

Média de vendas do aparelho cresce a cada mês e surpreende previsões de analistas
Vendas do iPad no Reino Unido (.)
Vendas do iPad no Reino Unido (.)
C
Célio YanoPublicado em 23/06/2010 às 12:52.

São Paulo - A Apple anunciou hoje que já vendou mais de 3 milhões de unidades do iPad apenas 80 dias depois do lançamento oficial do produto. Os números superam as expectativas de todos os analistas de mercado especializados em tecnologia.

Ainda na semana passada, Katy Huberty, do Morgan Stanley, previu que o número de iPads vendidos seria de 3 milhões para todo o trimestre, que termina apenas na semana que vem. No início do ano, alguns analistas projetavam um total de 4 milhões de unidades vendidas até o fim de 2010.

Com o anúncio de hoje, as vendas de iPad mostram aceleração. A média de aparelhos vendidos desde o lançamento é de 37,5 mil por dia, acima dos 33,3 mil registrados ao longo dos dois primeiros meses, período em que a Apple contabilizou a venda de 2 milhões de unidades do produto. "As pessoas estão amando o iPad a medida que ele se torna parte de sua rotina", afirmou Steve Jobs, presidente-executivo da Apple.

O primeiro milhão de iPads vendidos foi atingido em apenas 28 dias. O iPhone, em 2007, levou 74 dias para chegar à marca, enquanto o iPod precisou de quase dois anos. Até agora já foram criados mais de 11 mil aplicativos exclusivamente para o equipamento, que também pode rodar os mais de 225 mil programas criados para iPhone e iPod Touch.

Por enquanto, o produto só está à venda nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Suíça e Reino Unido. Em julho, outros nove países começam a receber as encomendas: Áustria, Bélgica, Hong Kong, Irlanda, Luxemburgo, México, Holanda, Nova Zelândia e Singapura. Até o fim do ano mais países deverão entrar na lista, segundo a Apple, mas ainda não há definição das localidades nem das datas.

iPhone 4

Os sucesso do iPad juntamente com o lançamento do iPhone 4 devem impulsionar a Apple para o melhor período de vendas da história, segundo analistas de mercado. "A Apple está começando o ciclo de produtos mais forte da história da empresa, liderada pelo iPad e iPhone 4, lançado nesta semana. A demanda pelo iPhone é fora do comum e a procura pelo iPad permanece forte. Ambos parecem estar passando nossas expectativas anteriores", disse Chris Whitmore, analista do Deutsche Bank, disse ao site ZDNet.

Na semana passada, a Apple anunciou que recebeu mais de 600 mil pedidos de pré-venda do aparelho iPhone 4 no dia do lançamento, considerando as vendas pelo site da empresa e de parceiros, como a operadora AT&T. Segundo a empresa, foi o maior número de pré-vendas já registrado em um único dia em toda a história da companhia.

Leia outras notícias sobre iPad