Tecnologia

Intel NUC 5i5RYH

O conceito de Mini-PCs não é exatamente novo. Já existem vários modelos da Dell, da Lenovo e até mesmo o Mac Mini, da Apple. Esses produtos resolvem necessidades básicas de computação e contam com um corpo pequeno, leve e econômico (em termos de energia elétrica). O NUC, da Intel, é mais um dos integrantes dessa categoria de PCs, […]

Intel NUC 5i5RYH 1

Intel NUC 5i5RYH 1

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2015 às 19h43.

logo-infolab

O conceito de Mini-PCs não é exatamente novo. Já existem vários modelos da Dell, da Lenovo e até mesmo o Mac Mini, da Apple. Esses produtos resolvem necessidades básicas de computação e contam com um corpo pequeno, leve e econômico (em termos de energia elétrica). O NUC, da Intel, é mais um dos integrantes dessa categoria de PCs, mas ele tem peculiaridades que o diferem dos concorrentes. Entenda, em detalhes, a seguir.

Design

O NUC que testamos no INFOlab é o 5i5RYH, de uma série com suporte a SSDs de 2,5 polegadas. Também existe uma série ainda mais fina, cujos nomes dos modelos são terminados em RYK, que aceita apenas SSDs M.2, um tipo mais rápido, caro e menor de SSD.

Voltando ao nosso modelo, ele mede 11,5 x 11,1 x 5,5 cm e possui um corpo de alumínio prateado, com a parte superior feita de plástico preto e removível.

Na parte da frente, há duas portas USB 3.0 e uma porta P2 combo, para headsets, Na parte de trás, outras duas portas USB 3.0, uma entrada ethernet (gigabit), uma saída mini Displayport, e uma mini HDMI – além da entrada de energia, é claro. O botão de liga e desliga fica na parte de cima, enquanto os lados são reservados para saídas de ar.

Foto por: Amazon

Foto por: Amazon

A parte inferior do NUC possui pequenos pés de borracha, presos por parafusos. Estes podem ser removidos e o NUC pode ser preso a um suporte VESA, ou seja: ficar acoplado atrás de monitores compatíveis com o padrão. Isso diminui ainda mais o espaço necessário na mesa e cria um ambiente de trabalho bastante limpo.

Desempenho

Esse é um aspecto complicado da análise do NUC, pois ele vem sem alguns dos componentes necessários para seu funcionamento. Em termos específicos, faltam a unidade de armazenamento e a memória RAM. A Intel nos enviou o produto com uma SSD Kingston HyperX e dois pentes de memória RAM de 4 GB 1600 Mhz, também da Kingston. Um consumidor comum precisaria, no entanto, comprar estes componentes (ou outros que prefira) separadamente, pois não vêm inclusos.

O que vem incluso é uma placa-mãe minúscula que inclui um módulo Wi-Fi ac e Bluetooth 4.0, além de um processador Intel Core i5 5250U dual-core de 1,6 Ghz, com TurboBoost de até 2,7 Ghz.

Com a SSD, 8 GB de RAM (SO-DIMM, como as de notebook), fizemos uma instalação limpa de Windows 8.1 e utilizamos, durante um mês, o NUC 5i5RYH como computador de trabalho, em um monitor 5K.

Como o NUC possui uma saída mini Displayport 1,2, não foi possível utilizar o monitor na resolução de 5K (5120 x 2880 pixels), mas utilizar "apenas” a resolução 4K (3840x2160 pixels) foi o suficiente e não houve problemas de desempenho no NUC. Tanto assistindo a vídeos em 4K quanto utilizando a tela com várias janelas (cada uma com várias abas) abertas simultaneamente nesta resolução, o NUC não travou ou deu qualquer sinal de engasgo. Manteve-se firme na usabilidade e se mostrou que o i5 5250U e a GPU integrada Intel HD Graphics 6000 fazem um time excelente para casa ou escritório, em qualquer resolução.

Mas e o desempenho para jogos? A função do NUC não é essa, mas ele nos surpreendeu positivamente. Rodamos Civilization V (estratégia, 2010), Unreal Tournament III (FPS, 2009) e Skyrim (RPG, 2011) para nossos testes. Estes jogos não são exatamente novos, mas são populares e ainda bastante jogados.

Skyrim não rodou de forma excelente, mas em 720p, com algumas das opções gráficas mais complexas ligadas, foi jogável, embora sem um FPS muito alto. Civilization, mesmo em 1 080p com várias configurações pesadas atingiu 40 FPS na maior parte do tempo.

Já Unreal Tournament III, com as opções gráficas todas ligadas no máximo, atinge entre 35 e 40 FPS a 900p e roda absolutamente liso, a 60 FPS, em 720p. Todos os jogos indie que testamos (Dustforce, Jamestown, Spelunky) rodaram perfeitamente a 60 FPS.

Vale a pena?

No Brasil, o mercado de mini-PCs ainda é pequeno e a única competidora no segmento é a Dell, com a linha Optiplex, que também é muito pequena e pode oferecer desempenho semelhante por pouco mais de 2 000 reais, com RAM e HD já inclusas, embora em um corpo com design muito menos atraente e impossível de se acoplar à traseira de um monitor. Se você tem uma ou outra peça sobrando, ou um desejo de usar um tipo muito específico de SSD em um corpo minúsculo, o NUC faz sentido para você. Se a unidade de armazenamento de dados não é um fator, procure por um computador maior que possa trazer uma relação custo-benefício melhor. Não faltam opções.

Ficha técnica

ProcessadorIntel i5 5250U (Dual core, 1,6 Ghz com turboboost até 2,7 Ghz)
VídeoIntel HD Graphics 6000
Tamanho11,5 x 11,1 x 5,5 cm
RedeGigabit Ethernet + Wi-Fi AC, Bluetooth 4.0

Avaliação técnica

PrósMuito pequeno; fácil de fazer upgrades, relativamente potente.
ContrasPreço alto, vem sem armazenamento ou RAM.
ConclusãoO NUC 5i5RYH é potente e pequeno, mas não funciona sem a compra de componentes extras.
Configuração8,4
Vídeo8,0
Áudio8,2
Conectividade9
Design7,2
Média8.1
PreçoR$ 2200
Acompanhe tudo sobre:Intel

Mais de Tecnologia

Por que o YouTube está dominando as telas de TV em 2024

GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotiva

CEO da Salesforce presentou a Apple com 'Apple Store'; entenda a relação de Benioff com Steve Jobs

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual