Tecnologia

HP Envy x2

Avaliação de Airton Lopes / A versatilidade para o trabalho longe do escritório deste ultrabook híbrido com tela sensível ao toque de 11,6 polegadas não se resume ao teclado destacável. Sem ele, o Envy X2 vira um tablet com Windows 8 e o peso cai pela metade, de 1,4 quilo para 700 gramas. Com o […]

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2013 às 09h36.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / A versatilidade para o trabalho longe do escritório deste ultrabook híbrido com tela sensível ao toque de 11,6 polegadas não se resume ao teclado destacável. Sem ele, o Envy X2 vira um tablet com Windows 8 e o peso cai pela metade, de 1,4 quilo para 700 gramas. Com o teclado acoplado, a autonomia do modelo nos testes foi excepcional. Ele suportou 5 horas e 4 minutos longe da tomada executando uma sequência de tarefas que simulam o uso intenso do PC. Na mesma prova, o resultado mais próximo obtido pelos ultrabooks que passaram pelo INFOlab foi de 2 horas e 53 minutos. Sem o teclado, na comparação com tablets de tela grande rodando vídeo, a duração de bateria de 7 horas e 17 minutos é boa, mas distante das 10 horas e 59 minutos do iPad. O visual e a qualidade do acabamento são outros belos atrativos. Pena que o desempenho do Envy X2 seja o de uma máquina básica. Ele faz bem o feijão com arroz no Office e a navegação na web, mas sofre em atividades que exigem um pouco mais de memória RAM e capacidade gráfica.

http://videos.abril.com.br/info/id/036d00aec92f1ecf7bd0258b07bec521

Avaliação de Cauã Taborda / O Envy X2 é a primeira máquina com um processador Atom Clover Trail testado pelo INFOlab. O Z2670 é um chip voltado ao baixo consumo de energia, o que explica a discrepância nos resultados de benchmark em comparação com processadores Core i3, por exemplo. A comparação entre Atom e ARM é, portanto, muito mais justa.

Com o aumento do clock dos processadores ARM sem perda na eficiência energética, e com o aumento da complexidade dos Atom, os dois concorrentes se tornam cada vez mais próximos. Claro que ainda há muita distinção entre as arquiteturas. Rodando em x86, o Atom detém uma vantagem insuperável para o Windows, enquanto o ARM se dá melhor no Android.

Mesmo que os avanços da Intel com esse chip sejam notáveis, o usuário pouco se importa com esses detalhes. Pelo preço de 3.999 reais, o mínimo esperado seria um desempenho similar ao de uma máquina com um Core i3. Nesse ponto, o Z2670 é frustrante. Em nossos testes, não observamos lentidão nas tarefas simples do Windows, como utilizar o Word, navegador de internet, etc. Em tarefas mais complexas, no entanto, a demora pode ser exagerada. Na descompactação e movimentação de grandes arquivos, por exemplo, o tempo de espera é consideravelmente lento. 

A diferença com os gráficos também é gritante. Com uma GPU integrada baseada na PowerVR SGX 545, não há suporte a DirectX 11 e o Envy X2 sofre com qualquer game mais complexo. No universo Android, essa GPU estaria entre as mais potentes. O Atom também restringe a quantidade de memória RAM utilizada. No caso, o máximo suportado são 2 GB de memória RAM DDR2 de baixa voltagem (com clock de 553 MHz). No geral, o Windows 8 lida bem com pouca memória RAM disponível. Os problemas podem aparecer nos aplicativos de terceiros. Em nossos testes, notamos que pelo menos metade da RAM é ocupada na maior parte do tempo.

O SSD também gera problemas. Com 64 GB, a instalação de um sistema operacional completo toma muito espaço. Outro agravante é uma partição de recuperação da HP, que ocupa 13 GB. Sobram, portanto, pouco mais de 17 GB livres para o usuário trabalhar seus arquivos e apps. É possível expandir a memória com até dois cartões SD de 32 GB (um na base e outro no tablet).

Ficha técnica

Tela11,6
ProcessadorIntel Atom Z2760 1,8 GHz
RAM2 GB
ArmazenamentoSSD de 64 GB
GPUOnboard
Peso1,4 kg e 700 g (modo tablet)
SOWindows 8
Duração de bateria7h17min (modo tablet)

Avaliação técnica

PrósModo tablet mais confortável e natural testado pelo INFOlab; autonomia; design; qualidade do teclado e do touchpad;
ContrasDesempenho de máquina básica; pouco espaço para arquivos; não tem USB 3.0;
ConclusãoO Envy X2 é o híbrido de tablet e notebook que mais se destaca até o momento. Por seu desempenho básico como notebook, o preço de 3.999 reais pode ser impeditivo.
Configuração6,5
Vídeo e áudio7
Usabilidade9
Design8,5
Bateria8
Média7.7
PreçoR$ 3.999
Acompanhe tudo sobre:HPNotebooksTabletsWindows 8

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários