Tecnologia

HP Designjet T120

A HP Designjet T120 foi a primeira impressora de grande porte que passou pelo INFOlab a ter um recurso de impressão via rede, incluindo a possibilidade de imprimir remotamente via e-mail. Tudo é feito pelo recurso chamado HP ePrint, já bastante popular na linha de multifuncionais domésticas.  Além de imprimir remotamente, o serviço online tem […]

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 15h07.

logo-infolab

A HP Designjet T120 foi a primeira impressora de grande porte que passou pelo INFOlab a ter um recurso de impressão via rede, incluindo a possibilidade de imprimir remotamente via e-mail. Tudo é feito pelo recurso chamado HP ePrint, já bastante popular na linha de multifuncionais domésticas. 

Além de imprimir remotamente, o serviço online tem outra função vantajosa: os arquivos enviados podem ser salvos na nuvem com todas as configurações de impressão. É como ter um disco rígido na impressora, que passa a servir de backup ou como uma forma mais conveniente de imprimir um documento várias vezes. 

A T120 tem dois métodos de alimentação. Ela pode ser carregada com um rolo de papel ou por uma bandeja comum de multifuncional. No primeiro caso, o rolo é sustentado por uma haste que precisa ser parcialmente desmontada para carregar mais papel. A impressora se encarrega de puxar e alinhar o papel por si mesma, cortando o excedente com uma guilhotina. O alimentador de papel comum é evidentemente mais simples de operar, mas é preciso lembrar de puxar uma haste na saída do papel para evitar que as suas impressões caiam no chão. 

Ao adicionar um novo rolo, a máquina pede para o tipo de papel seja especificado. É aí que a impressora exige um pouco mais de conhecimento, pois são muitos tipos disponíveis. Ela suporta os seguintes: papéis comuns e revestidos (revestido comum, revestido de gramatura alta, reciclado, simples e branco brilhante), papéis técnicos (papel vegetal e vellum), filme (transparente e fosco), papel fotográfico (acetinado, brilhante, semi-brilhante, premium e polipropileno) e autoadesivo (adesivo e propileno). Não acertar o papel correto pode resultar em uma impressão de baixa qualidade. Felizmente, esse processo é facilitado por uma interface razoavelmente simples que é exibida em um painel sensível ao toque. Ao contrário de boa parte dessas máquinas, o adjetivo “sensível” aqui não é apenas um enfeite.

Se o papel for fotográfico, a T120 aguarda alguns minutos para que a tinta seque antes de cortar o papel. Esta manobra automática evita que o caríssimo papel seja desperdiçado com impressões borradas, mas também torna o processo todo bem mais lento. 

Dado a gramatura que a T120 suporta (de 60 a 280 g/m² para o rolo) a impressão nos papéis recomendados pela HP ocorreu sem problemas. Só lamentamos a quantidade de papel excedente que era cortado antes de cada impressão. Trata-se de algo relativamente comum para esse tipo de impressora, mas é difícil de ignorar a pilha de tiras de pael inútil que sobra depois de um dia de impressão. 

Utilizamos os quatro tipos de papéis recomendados pela HP para imprimir: fotográfico brilhante, fotográfico com secagem instantânea, coated e coated com gramatura extra. Nas fotos que imprimimos, a melhor fidelidade de cor foi obtida no papel coated com gramatura extra. Com os papéis fotográficos, a T120 atingiu um bom nível de detalhe, mas falhou no contraste ao exibir pretos acinzentados. Ela se sai bem melhor com imagens vetorais sem muitos detalhes. 

Os tempos de impressão foram bons para a categoria. A impressão de uma imagem em alta resolução em formato A3 (297 × 420 mm) demorou 2 minutos e 4 segundos quando em configurada para a qualidade máxima.  Já em com o formato A2 (420 × 594 mm), a T120 demorou um pouco mais: 2 minutos e 33 segundos.

A impressora tem espaço para quatro cartuchos de tinta no padrão CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) bem maiores que o tradicional de impressoras domésticas. Curiosamente, o processo de troca é mais fácil do que em uma multifuncional comum. Basta abrir uma porta lateral e empurrar cada unidade para destrava-la. 

Quanto aos padrões de impressão suportados, a T120 não oferece muitas opções. Ela se limita ao HP PCL3 GUI e ao JPEG. O software de impressão também não é dos melhores, apesar de possuir alguns recursos inovadores, como o serviço de impressão online. O aplicativo travou algumas vezes quando executado em uma máquina de configuração mediana. Suas opções de visualização também são simplórias: é possível rotacionar e ampliar a prova de impressão, mas ele para por aí. 

Pelas características apresentadas, esta impressora é destinada a pequenos birôs de impressão ou para profissionais independentes que trabalham com formatos grandes, como  cartazes, projetos, fotos, provas de impressão e outros. Quanto à qualidade, ela não perde para outras plotters maiores que circulam no mercado.

Ficha técnica

Largura Máxima Impressão61 centímetros
Tipo de Alimentação de PapelRolo e Folha Avulsa (alimentador automático)
Linguagem PadrãoPCL3 GUI
Memória256MB
ConexõesWi-Fi 802.11 b/g/n, Fast Ethernet e USB 2.0
Resolução Máxima (dpi)1200 x 1200
Dimensões98,7 x 53,0 x 28,5 cm
Peso25,5 kg
Tecnologia de ImpressãoJato de Tinta
Display4,3 polegadas, colorido sensível ao toque
Gramatura máxima60-280 g/m2 (rolo) e 60-220 g/m2 (ADF)

Avaliação técnica

PrósDesign compacto para uma plotter; boa qualidade geral de impressão; Wi-Fi
ContrasPadrões de impressão menos abrangentes em relação às plotters tradicionais
ConclusãoEquipamento excelente para pequenos escritórios e com demanda não muito agressiva
Design8
Facilidade de uso7,8
Recursos8,5
Velocidade7
Qualidade de impressão7,5
Média7.7
PreçoR$ 3.599
Acompanhe tudo sobre:HPImpressoras

Mais de Tecnologia

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

Mais na Exame