Tecnologia

Governo avalia questionamentos sobre espionagem, diz Cardozo

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na segunda-feira (29) que o governo brasileiro está avaliando os questionamentos que serão encaminhados...

 José Eduardo Cardozo (Valter Campanato/ABr)

José Eduardo Cardozo (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na segunda-feira (29) que o governo brasileiro está avaliando os questionamentos que serão encaminhados aos Estados Unidos (EUA) sobre o episódio da espionagem norte-americana no Brasil.

Segundo a reportagem da revista Época desta semana, os Estados Unidos usaram meios digitais para espionar oito integrantes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), dentre os quais o Brasil. De acordo com a publicação, o episódio ocorreu em 2010, quando o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, quebrou um acordo verbal e anunciou que enriqueceria urânio no Irã.

"Nós estamos discutindo esse problema e estamos fazendo os estudos técnicos necessários para realizar os questionamentos aos EUA. Assim que terminar esses estudos vocês serão informados", disse. Cardozo se reuniu na manhã desta segunda-feira com a presidenta Dilma Rousseff. Mas, de acordo com a assessoria, ogrupo técnico interministerial do governo brasileiro, formado após denúncias de violação de informações pelos Estados Unidos, continua ainda sem data definida para a reunião com o governo norte-americano, em Washington, mas o encontro deve ocorrer em breve.

Pela manhã, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, minimizou as denúncias publicadas pela revista. Patriota disse que a orientação de um país no Conselho de Segurança da ONU "não chega a ser um segredo" e que é possível obter o posicionamento por meio de contatos, de interlocutores e até mesmo de jornalistas. "Essas suspeitas são recorrentes", disse o ministro.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)Dados de BrasilGovernoEspionagemINFO

Mais de Tecnologia

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo

Depois de duas décadas, Brasil se aproxima de ter foguete próprio

MrBeast quer ser o guru das finanças da geração alpha