Tecnologia

Nova GoPro Session tem metade do tamanho das anteriores, mas perde na resolução

HERO4 Session, lançada recentemente, é pequena e tem formato de cubo, mas tem resolução inferior às outras da mesma marca

GoPro Session

GoPro Session

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2015 às 16h58.

A GoPro lançou no último domingo (12) a nova HERO4 Session, mais nova integrante da famosa linha de câmeras de ação da empresa americana. Com formato de cubo, ela tem cerca de 50% do tamanho e 40% do peso das demais, o que faz deste modelo o menor e mais leve da marca até agora. A HERO4 Session custa 399 dólares nos Estados Unidos, valor em torno dos 1 250 reais, o mesmo preço da HERO4 Silver. Enquanto ela não chega ao Brasil, quando poderá ser testada no INFOLab, fizemos um balanço das características do aparelho.

Basicamente, esta câmera é pouco mais que uma HERO+ LCD em outro formato. Com laterais de uma polegada e meia, o cubo tem menos de 74 gramas e dispensa case protetor. Ela filma em Full HD, com resolução de 1080p a 60 quadros por segundo (FPS) e 1440p a 30 FPS. Já a resolução das fotos atinge 8 megapixels.

Outro diferencial é a praticidade de operação. Ela vem com dois botões apenas, um para controlar a câmera (com um toque ela começa a filmar ou tirar fotos e com dois ela desliga) e outro para ajustar o Wi-Fi (conectando a câmera ao smartphone). Dois novos microfones, um na parte da frente e outro atrás, prometem diminuir o ruído do vento e melhorar a captura de áudio em qualquer ambiente. 


 

A Hero4 Session é, porém, bem inferior à HERO4 Black e à HERO4 Silver (inferior até mesmo à HERO3 Black) em termos de qualidade de imagem, opções de resolução e de taxa de quadros. A Black, por exemplo, faz captura de vídeo 4K Ultra HD e oferece um recurso de câmera lenta fluída em até 240 FPS. A Session, ainda assim, foi lançada com o mesmo preço que a Silver, que por sua vez faz vídeos de 1080p a 60 FPS e 720p a 120 FPS e fotos de 12 megapixels.  

A grande vantagem dela é mesmo o tamanho reduzido e a construção. O formato de cubo facilita o uso por ser uniforme sob qualquer perspectiva. Isso é importante para uma câmera de ação porque elas são projetadas para serem presas em todo tipo de superfície (pranchas de surfe, eixos de carro, etc.). Imagine por exemplo que a Session e uma HERO comum sejam presas à asa de um avião – neste caso, o formato da Session ofereceria menos resistência ao ar. Por ser menor, ela também pode ser acomodada em espaços restritos. Por fim, ela é à prova de água até 10 metros de profundidade sem a necessidade de proteção extra como nas HEROs comuns, o que a deixa ainda mais compacta. 

Embora ela perca para as outras HERO quando o assunto é resolução e opções de taxa de quadros, a Session mantém muitos dos recursos de software de suas irmãs maiores. Por exemplo, ela consegue usar o SuperView, que amplia o ângulo de visão em troca de mais distorção geométrica. Ela também preserva a configuração de vídeo mais importante: resolução de 1080p a 60 FPS. Por outro lado, o modo de câmera lenta é bem mais limitado com 720p a 100 FPS (100 FPS pode ser convertido ao equivalente de uma câmera quatro vezes mais lenta que o normal em sistemas PAL[25 FPS]). O modo ProTune – que é basicamente um vídeo com bitrate mais alta, algo útil para quem faz edição de imagem – também está mais restrito. Nas outras câmeras, é possível mudar opções como sharpness, ISO e cor.

A bateria aguenta até duas horas de gravação com uma carga completa, segundo a fabricante. Nos nossos testes anteriores notamos que a Polaroid Cube, uma câmera de ação de tamanho similar e maior concorrente da Session, suportou 84 minutos de filmagem em 1080p a 30FPS. A Cube também se diferencia pelo peso (47 g), pela resolução (vídeos com 30 quadros por segundo e fotos com 6 megapixels) e pelo preço (699 reais).

O formato cúbico da Session também permitiu o surgimento de acessórios novos, como o Ball Joint Buckle, um braço giratório basicamente igual ao das outras HEROs, com o diferencial de girar a câmera em 360º sem ter que desprendê-la; e o Floaty, um case que faz com que a Session flutue na água.

A assessoria da GoPro no Brasil informou a INFO que ainda não recebeu a Session. Mas é possível comprar no site oficial da GoPro, com taxa de frete internacional a 80 dólares. Ao que tudo indica, a Session deve atrair mais o consumidor médio por causa de todas essas características. Mas profissionais provavelmente preferirão as HEROs comuns.

Acompanhe tudo sobre:ComércioINFO

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia