Tecnologia

Google vai punir sites com conteúdo pirata

Segundo a empresa, a novidade ajudará os usuários a encontrar com mais facilidade fontes legítimas, com conteúdo de qualidade.

Google (Getty Images)

Google (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2012 às 13h39.

São Paulo - O Google mudará um de seus critérios para o retorno de resultados a partir da semana que vem. O objetivo da empresa é piorar o posicionamento de sites com conteúdo pirata.

Assim, o Google acredita que conseguirá diminuir o rankeamento de sites que recebem muitas reclamações de infração de direitos autorais. Segundo a empresa, a novidade ajudará os usuários a encontrar com mais facilidade fontes legítimas, com conteúdo de qualidade.

A base desse mecanismo será o sistema de denúncias de pirataria do próprio buscador. Somente nos últimos 30 dias, a empresa recebeu mais de 4,3 milhões de denúncias.

Com isso, quando o internauta digitar o nome de algum filme no campo de buscas, por exemplo, ele irá encontrar resultados do IMDB e outras fontes confiáveis primeiro. Encontrar sites com torrents deve ficar mais difícil.

Porém, o Google ressalta que os sites denunciados não serão removidos dos resultados das pesquisas. Eles apenas perderão relevância.

Segundo o Google, a remoção de sites por quebra de direitos autorais só acontece mediante ordens judiciais. O Google já tem uma página dedicada à exibição das requisições de remoção desde maio.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoThe Pirate Bay

Mais de Tecnologia

Microdose de Ozempic: startup Noom lança programa voltado para prevenção

CEO do YouTube limita tempo dos filhos no próprio YouTube

Trump que contratar 1.000 talentos com experiência em big techs

Microsoft se aproxima de US$ 5 trilhões com aposta em IA