Tecnologia

Google removeu 51 mi de links piratas em 2012

Os links retirados direcionavam o usuário para páginas que ofereciam conteúdos protegidos, como vídeos, músicas, textos e software


	Google: Os maiores solicitantes são as gravadoras americanas. Gravadoras solicitaram, em 2012, a remoção de quase 8 milhões de links das páginas de busca
 (©AFP/Archivo / Kimihiro Hoshino)

Google: Os maiores solicitantes são as gravadoras americanas. Gravadoras solicitaram, em 2012, a remoção de quase 8 milhões de links das páginas de busca (©AFP/Archivo / Kimihiro Hoshino)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2012 às 13h34.

São Paulo - Segundo um relatório elaborado pelo serviço TorrentFreak, o Google removeu cerca de 51,4 milhões de links das suas páginas de buscas em 2012.

Os links retirados direcionavam o usuário para páginas que ofereciam conteúdos protegidos, como vídeos, músicas, textos e software.

Para chegar ao número, o TorrentFreak – que é especializado em direitos autorais – analisou o Relatório de Transparência do Google, uma página que mostra as ações da empresa.

O número alto não é uma surpresa, afirma o TorrentFreak. Em média, o Google recebe diariamente cerca de 500 mil pedidos para excluir links com conteúdo pirata. Os pedidos são feitos por empresas e pessoas físicas que se sentem prejudicas por algum conteúdo indexado nas ferramenta de busca.

Os maiores solicitantes, no entanto, são as gravadoras americanas. Por meio da RIAA, a entidade que representa o setor, as gravadoras solicitaram, em 2012, a remoção de quase 8 milhões de links das páginas de busca.

URLs

O site que mais ofereceu links com conteúdo protegido no Google, segundo o TorrentFreak, foi o FilesTube. A página que oferece conteúdo de diversos tipos teve 2,3 milhões de links removidos. O Pirate Bay aponta em segundo no relatório: com cerca de 600 mil links retirados do indexador do Google.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Conheça a Lark: a nova aposta da ByteDance para produtividade no Brasil

O homem mais rico da Ásia anuncia planos para robôs humanoides em 2025

Gigante do TikTok, ByteDance atinge valor de US$ 300 bilhões, diz WSJ

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok