Tecnologia

Google reconhece falha global em Chromecasts mais antigos

Erro começou no domingo e atinge modelos de 2ª geração e Chromecast Audio

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 10 de março de 2025 às 15h37.

Última atualização em 10 de março de 2025 às 15h37.

O Google reconheceu, nesta quarta-feira, 10, uma falha global que afeta os dispositivos Chromecast de 2ª geração e Chromecast Audio, aparelhos que permitem transmitir vídeos, músicas e outros conteúdos do celular para a TV ou caixas de som. A pane começou no domingo, 7, e gerou uma onda de reclamações nas redes sociais.

Em nota, a empresa admitiu o problema, mas não deu previsão para a solução e tampouco explicou a causa da falha. O Google apenas afirmou estar ciente da instabilidade e recomendou que os usuários não redefinissem os aparelhos para as configurações de fábrica.

"Estamos cientes de um problema que está afetando dispositivos Chromecast de 2ª geração e Chromecast Audio, e estamos trabalhando em uma solução", informou a companhia. "Os usuários não devem redefinir os dispositivos para as configurações de fábrica."

A falha tem impacto global e atinge também usuários no Brasil, que passaram a receber notificações informando que o aparelho era um “dispositivo não confiável”. Modelos mais recentes, como o Chromecast de 3ª geração e o Chromecast Ultra, não foram afetados.

Aparelhos continuarão funcionando

O Google indicou que informará quando uma correção estiver disponível, mas não deu um prazo para isso acontecer.

Desde o fim de semana, usuários dos modelos afetados relataram que não conseguiam mais transmitir conteúdo pelo Chromecast. Mesmo após tentativas de reinicialização e redefinição, as falhas persistiram, levantando dúvidas sobre uma possível desativação dos aparelhos pelo Google.

O futuro desses dispositivos já vinha sendo debatido desde agosto de 2024, quando a empresa anunciou o fim da produção dos Chromecasts tradicionais. Na época, o Google garantiu que a descontinuação do hardware não afetaria o funcionamento dos dispositivos existentes.

Acompanhe tudo sobre:GoogleGadgets

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo