Curto-circuito em centro de dados deixa três feridos e gera instabilidade

Curto-circuito em centro de dados do Google nos EUA deixa três feridos e gera instabilidade no serviço de busca
Google: usuários do Google relataram instabilidade com o serviço de busca e o aplicativo de geolocalização na noite desta segunda-feira (John Smith/Getty Images)
Google: usuários do Google relataram instabilidade com o serviço de busca e o aplicativo de geolocalização na noite desta segunda-feira (John Smith/Getty Images)
A
Agência O Globo

Publicado em 09/08/2022 às 11:33.

Última atualização em 09/08/2022 às 17:39.

Uma falha elétrica em um centro de dados do Google localizado em Council Bluffs, em Iowa, nos EUA, deixou três pessoas feridas nesta segunda-feira. Elas apresentaram queimaduras pelo corpo e foram socorridas ao Nebraska Medical Center, no estado vizinho, segundo a imprensa local. De acordo com a emissora WOWT, os funcionários mexiam na rede elétrica quando ocorreu um curto-circuito.

Enquanto isso, usuários do Google relataram instabilidade com o serviço de busca e o aplicativo de geolocalização na noite desta segunda-feira, segundo o site de monitoramento Downdetector. O acesso já foi restaurado.

Procurado pela AFP, o Google disse ter ficado ciente de "um problema de atualização de software que ocorreu no final da tarde, horário do Pacífico, que afetou brevemente o Google Search e o Maps".

"Pedimos desculpas pelo inconveniente", acrescentou a empresa, dizendo ainda que atuou "rapidamente para resolver o problema".

Nos Estados Unidos, incluindo grandes cidades como Nova York e Denver, mais de 40 mil pessoas usaram o Downdetector para registrar falhas no acesso ao Google, mas esse número foi reduzido consideravelmente cerca de duas horas depois. Houve reclamações também com relação ao serviços Google Cloud e Google Calendar, entre outros, mas em menor número.

Em nota enviada à Exame, o Google afirmou que o evento não causou instabilidade na operação dos serviços do buscador da empresa.

“Estamos cientes de um incidente elétrico que ocorreu ontem no data center do Google em Council Bluffs, Iowa (EUA), ferindo três pessoas no local, que estão sendo tratadas e em condição estável. A saúde e a segurança de todos os colaboradores são nossa prioridade absoluta e estamos trabalhando em estreita colaboração com parceiros e autoridades locais para investigar minuciosamente a situação e fornecer assistência conforme necessário”, assinou Devon Smiley, porta-voz do Google

Veja também: 

Após pedido de Fábio Farias à Apple, donos de iPhone 12, 13, SE terão atualização para 5G

WhatsApp deixará você escolher quem te vê online; saiba como fazer