Tecnologia

Google cria câmpus para startups em São Paulo

A maioria das atividades é gratuita ou tem um custo de inscrição baixo para as startups


	Google: a inauguração do Campus São Paulo está prevista para 2015
 (Getty Images)

Google: a inauguração do Campus São Paulo está prevista para 2015 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2014 às 09h54.

São Paulo - As startups brasileiras vão ganhar um novo ponto de apoio na cidade de São Paulo bancado pelo Google. A gigante da internet anunciou ontem o lançamento no Brasil do Campus Google - um escritório colaborativo para estimular o ensino do empreendedorismo, a formação de redes de contatos entre empreendedores e o nascimento de empresas de alto impacto (aquelas com negócio inovador e forte potencial para rápido crescimento).

Os escritórios colaborativos do Google fazem parte do projeto Google for Entrepreneurs e já funcionam em Londres (Inglaterra), Tel Aviv (Israel) e Varsóvia (Polônia).

Eles oferecem estrutura parecida à das aceleradoras de startups disponíveis hoje no mercado - que funcionam como escola para empreendedores, realizando eventos, aulas e colocando jovens empreendedores em contato com profissionais mais experientes.

A diferença é que várias atividades acontecem ao mesmo tempo dentro do Campus, como os programas de aceleração, palestras, maratonas de programação, entre outros. A maioria das atividades é gratuita ou tem um custo de inscrição baixo para as startups.

No Campus São Paulo, os empreendedores receberão orientação e treinamento de integrantes da comunidade local de startups, incluindo profissionais experientes e de sucesso no mercado de tecnologia brasileiro e especialistas do Google.

Os empreendedores também terão acesso à internet banda larga e a um escritório compartilhado, modelo que, segundo o Google, é propício ao surgimento de grandes ideias.

"Brasileiros são empreendedores por natureza. Apesar dos muitos obstáculos e da comum falta de recursos, eles conseguem superar desafios, inovar e construir grandes negócios", disse, em nota, a gerente do Programa de Parcerias da Google for Entrepreneurs, Bridgette Beam.

"Em todo o País, diversas startups estão criando produtos, gerando vagas de trabalho e transformando a experiência dos usuários na internet e em plataformas móveis, muitas vezes, em escala global. Nós acreditamos que este é apenas o começo."

A inauguração do Campus São Paulo do Google está prevista para o início de 2015. Nos próximos meses, o Google deve divulgar o endereço e mais detalhes sobre as atividades a serem oferecidas no local.

A empresa tem escolhido cidades com ecossistemas de startups emergentes para abrigar seus escritórios colaborativos, em vez de optar por mercados já estabelecidos, como o Vale do Silício, nos EUA. Em Londres, o Campus inaugurado em abril de 2012 tem mais de 20 mil membros e só em 2013 realizou mais de 1,1 mil eventos e mil sessões de "mentoria" - quando um profissional experiente aconselha um iniciante.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEscolasGoogleStartupsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta ao normal depois de parar de funcionar em vários países

Pequim anuncia plano para avanço em inteligência incorporada

WhatsApp fora do ar? App de mensagens apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Google faz novos cortes de funcionários e atinge setores de IA, Cloud e segurança