Tecnologia

Google constrói centro de computação nos EUA

Projeto envolto em segredo é arma da empresa na disputa com Microsoft e Yahoo pela liderança do mercado online

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

Em sua luta para dominar a próxima geração da Internet, o Google vem trabalhando em uma arma secreta. Mas fica difícil guardar um segredo quando ele é um centro de computação de um tamanho equivalente a dois campos de futebol, com duas unidades resfriadoras se elevando quatro andares acima do solo.

O complexo, construído às margens do Rio Colúmbia, no município de The Dalles, no Estado americano de Oregon, anuncia uma expansão substancial de uma rede mundial de computação que, além de processar bilhões de consultas por dia, oferece um repertório crescente de outros serviços na Internet. Segundo reportagem publicada no jornal The New York Times, essa paisagem desértica ao longo da divisa entre Oregon e Washington é o cenário de uma disputa multiblionária entre Google, Microsoft e Yahoo. Uma corrida que vai determinar o domínio do universo online no futuro.

A Microsoft e o Yahoo já anunciaram a construção de grandes centros de dados na região, rio acima. O Google permanece bem atrás na disputa global, e as proporções de seu empreendimento na área evidenciam o tamanho de sua ambição.

Mesmo antes de o centro no Oregon entrar em funcionamento, o Google reuniu uma rede mundial de computadores - conhecida na indústria como o Googleplex.

O design e até mesmo a natureza do complexo da empresa no Oregon são um segredo corporativo muito bem guardado. "As empresas são historicamente cautelosas sobre a localização de sua infra-estrutura operacional", afirma Urs Holzle, vice-presidente sênior de operações do Google. Autoridades do município assinaram acordos de confidencialidade e não comentam o projeto, que deve entrar em funcionamento. no final do ano.

O Google, o Yahoo e a Microsoft vêm investindo vastas somas em sistemas de busca e uma variedade de serviços na rede que incluem e-mail, downloads de música e vídeo e comércio online. A Microsoft assombrou analistas no último trimestre quando anunciou investimentos de 2 bilhões de dólares no próximo ano, a maior parte em um esforço para alcançar o Google. O Google disse que seus investimentos devem ficar em pelo menos 1,5 bilhão de dólares. Seu centro no Oregon, cujo custo é mantido em segredo, é uma amostra do destino que terá esse dinheiro.

Conhecido na maior parte do mundo como uma ferramenta de busca, o Google tenta construir, com a ajuda das mais recentes pesquisas acadêmicas, uma rede de supercomputadores que possa processar mais dados - de forma mais rápida e barata - que seus concorrentes.

A taxa com que o Google vem crescendo é tão extraordinária quando o seu tamanho. Em março de 2001, quando a apresentava 70 milhões de páginas da web por dia, tinha 8 mil computadores, segundo um pesquisador da Microsoft que preferiu não revelar sua identidade. Em 2003, esse número havia crescido para 100 mil.

Hoje em dia, mesmo os mais atentos seguidores dos movimentos do Google não têm uma idéia precisa do tamanho do sistema. O melhor palpite é que o Google tenha agora mais de 450 mil servidores espalhados por pelo menos 25 locações ao redor do mundo. Conectando essas unidades, há uma rede de fibra ótica de alta capacidade que a empresa reuniu nos últimos anos.

A Microsoft tem atualmente 200 mil servidores e espera que esse número salte para 800 mil até 2011. Cientistas da computação alertam que é impossível comparar os esforços das duas companhias diretamente. No entanto, é a maneira como o Google construiu sua rede espalhada globalmente que ilustra o desafio de seus competidores em alcançá-lo.

A tendência do Google em manter suas operações em segredo vem da época em que, como uma companhia privada, tentava impedir que seus concorrentes calculassem seus lucros, e impregnou todas as suas relações com a mídia e até mesmo com seus parceiros de negócios. No entanto, segredos corporativos têm vida curta em uma era de ferramentas de busca. Basta digitar "Dalles Google" no Google para obter uma lista de resultados reveladores.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores