O Google enfrenta várias acusações de violação de privacidade por causa do serviço Street View (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 16 de maio de 2011 às 10h29.
São Paulo -- O Google ameaçou fechar o Street View, o recurso que exibe imagens das ruas no Google Maps, na Suíça a menos que a Justiça do país reverta a decisão de que todas as pessoas fotografadas tenham suas identidades camufladas.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o Google vai recorrer à Suprema Corte do país para que ela reveja a decisão de primeira instância que obriga à mudança. O Google já desfigura as faces das pessoas nas fotos do Street View para dificultar sua identificação. Mas a justiça suíça acha que isso é insuficiente. Para atender às exigências dos suíços, a empresa teria de descaracterizar ainda mais as pessoas e também as residências em todas as imagens do país. A tarefa parece ser pesada demais até para o Google.
Desde que foi apresentado, o Street View tem se envolvido em uma série de polêmicas. Além de infringir a privacidade das pessoas por meio das fotos, o serviço é acusado de capturar dados das redes Wi-Fi. O objetivo disso seria alimentar a base de dados usada no sistema de localização dos smartphones com Android.
Segundo o pesquisador da Universidade Estadual do Ceará Pablo Ximenes, o Google também teria usado os carros do Street View para capturar dados de usuários brasileiros por meio das redes Wi-Fi. Ximenes já apresentou uma notícia-crime contra o Google ao Ministério Público.