Tecnologia

GitHub lança pacote gratuito de ferramentas para estudantes

Segundo o site do projeto, interessados em adquirir os software precisam ter pelo menos 13 anos e estar em algum curso de graduação, seja a escola ou a faculdade

github (Reprodução)

github (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2014 às 17h43.

O GitHub anunciou nesta terça-feira o lançamento do Student Developer Pack, um pacote gratuito de ferramentas de desenvolvimento voltado para estudantes. A coleção foi elaborada junto com “parceiros e amigos” do site, e inclui o editor de texto Atom.io, a plataforma de crowdsourcing paga Crowdflower e outros doze programas.

Segundo o site do projeto, interessados em adquirir os software precisam ter pelo menos 13 anos e estar em algum curso de graduação, seja a escola ou a faculdade. É preciso fornecer apenas um e-mail da instituição e um cartão de identificação estudantil válido – uma carteirinha de estudante, no caso brasileiro, para provar que você está estudando mesmo.

Usuários do GitHub que já têm uma conta de estudante já devem ter recebido acesso ao pacote de programas. Ele conta com apenas um aplicativo gratuito, que é o Atom.io, e traz outros que exigiriam, em condições normais, o pagamento de mensalidade.

Fora o editor e o já citado Crowdflower, a lista inclui o Bitnami (usado para instalar aplicações em nuvem e que custa 49 dólares mensais), 100 dólares em crédito para o Digital Ocean (de hospedagem em nuvem) e um ano de Namecheap (para registro de domínio e certificação SSL, que custariam juntos 18 dólares por ano).

Da parte de código mesmo, os estudantes ganham acesso a uma conta Micro no próprio GitHub (7 dólares por mês) e 25 dólares em créditos para o HackHands (serviço de ajuda a programadores disponível 24 horas por dia). Interessados em criar games ainda poderão contar com a Unreal Engine completa, algo que custaria 19 dólares por mês.

A ideia do repositório de códigos é, basicamente, estimular o interesse de jovens na parte de programação e desenvolvimento, já que não existe “substituto” para a experiência prática. “No entanto, para muitos estudantes, ferramentas de verdade podem ter um preço proibitivo”, escreveu o hacker e representante do GitHub John Britton no comunicado postado no blog do serviço. “E é por isso que criamos o GitHub Student Developer Pack.”

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoINFOSoftware

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários