Tecnologia

Gingerbread é a versão mais usada do Android

Desde sua estreia, com o lançamento do Nexus S, o Android Gingerbread só agora conseguiu ultrapassar o Froyo devido ao aumento de atualizações do sistema

Gingerbread agora possui 44,4% de share, contabilizando todas as versões do sistema (da 2.3 a 2.3.7). Há um mês esta versão do Android possuía 38,7% do mercado (Clive Darr/Flickr)

Gingerbread agora possui 44,4% de share, contabilizando todas as versões do sistema (da 2.3 a 2.3.7). Há um mês esta versão do Android possuía 38,7% do mercado (Clive Darr/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2011 às 12h28.

São Paulo – A versão Gingerbread (2.3) do sistema móvel Android superou o Froyo (2.2) e pela primeira vez é o software mais utilizado em dispositivos com o sistema do Google.

Desde sua estreia, há cerca de um ano com o lançamento do smartphone Nexus S, o Android Gingerbread só agora conseguiu ultrapassar o Froyo devido ao aumento de atualizações do sistema por parte dos fabricantes.

Segundo o Google, o Gingerbread agora possui 44,4% de share, contabilizando todas as versões do sistema (da 2.3 a 2.3.7). Há um mês esta versão do Android possuía 38,7% do mercado.

Já o Froyo ainda mantém uma grande parcela de mercado, com 44,7% de share. Porém, anteriormente, esta versão do Android possuía 45,3%. Com relação a versão Honeycomb (3.0), desenvolvida especificamente para tablets, sua representatividade ainda é inexpressiva com apenas 2% de share.

Outra versão que ainda possui destaque é o Android 2.1 (Eclair), que, mesmo tendo sido lançado em outubro de 2009, ainda possui 10,7% do mercado. Esta estimativa, porém, demonstra que em alguns países as fabricantes não se empenham para realizar atualizações.

E esta fragmentação dos sabores do Android, com muitos updates não sendo repassados aos usuários, pode estar com os dias contados.

O Google pretende aumentar o período entre uma atualização e outra, apostando na adoção da sua nova versão Ice Cream Sandwich (4.0) criada para rodar em múltiplos dispositivos (tablets, smartphones e TVs) e que deve ser lançada no dia 17 deste mês juntamente com o smartphone Galaxy Nexus.

Tabela_android

Fonte: Google Android Developers

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

Alphabet registra lucro líquido de US$ 23,6 bilhões no segundo trimestre de 2024

Banco do Brasil se torna primeiro emissor Visa para pagamentos por aproximação nos relógios Garmin

CEO da CrowdStrike é convidado a depor no Senado dos EUA sobre falha que afetou PCs Windows

Starlink quer adicionar 7,5 mil novos satélites na rede acessada pelo Brasil

Mais na Exame