Exame Logo

Gangnam Style prestes a bater recorde de visualizações

O cantor sul-coreano Psy está prestes a entrar no livro dos recordes nesse fim de semana com sua música Gangnam Style

PSY, do hit Gangnam Style: vídeo tornou-se um fenômeno ao ser lançado em 2012 (Mike Coppola/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2014 às 14h55.

San Francisco - O cantor sul-coreano Psy está prestes a entrar no livro dos recordes nesse fim de semana com sua música " Gangnam Style ", que deve passar de 2 bilhões de visualizações no YouTube .

Será a primeira vez que essa marca será atingida. "Baby", do cantor canadense Justin Bieber, tornou-se em fevereiro o único outro vídeo a ser visto mais 1 bilhão de vezes.

"Dois bilhões visualizações, são números muito honoráveis e pesados", afirmou Psy, em um comunicado compartilhado pelo YouTube com a AFP.

"Com a apreciação, vou voltar em breve com novos conteúdos alegres!", acrescentou.

No canal oficial do cantor, o clipe já foi visto mais de 100 milhões de vezes neste ano.

Ao meio-dia de sexta-feira (horário local da Califórnia, onde fica o YouTube), faltavam menos de 500.000 visualizações para a marca ser batida.

O vídeo tornou-se um fenômeno mundial ao ser lançado em julho de 2012, chamando a atenção para o gênero sul-coreano conhecido como "K-Pop".

Somente 3% das visualizações, entretanto, vieram do país natal do cantor.

Além de torná-lo mundialmente conhecido, seu estilo de dança (semelhante a uma pessoa cavalgando) foi imitado e parodiado à exaustão.

O "Gangnam" no título da música se refere ao bairro mais rico de Seul, rodeado de estabelecimentos luxuosos e frequentado por celebridades. Muitos veem a canção como uma crítica ao estilo de vida dos moradores do local.

A música seguinte de Psy, "Gentleman", bateu o recorde de visualizações em um dia: 38 milhões, em 14 de abril de 2013.

São Paulo – Nesta semana, o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon entrou para o grupo de famosos, entre eles artistas e figuras políticas, que se renderam ao Gangnam Style , hit do rapper Psy. Desde que foi postada no You Tube, em 15 de julho deste ano, a música já teve mais de 530 milhões de visualizações, sem contar as reproduções e paródias. Confira a seguir algumas das celebridades que já dançaram ao som criado pelo sul-coreano.
  • 2. Ban Ki-moon

    2 /11

  • Veja também

    Conterrâneo de Psy, o secretário-geral da ONU assumiu, nesta semana, que sente um pouco de ciúmes por não ser mais o sul-coreano mais famosos do mundo. Mas a autoridade engoliu o orgulho e, ao lado do rapper, fez um dos movimentos da dança, em que finge estar cavalgando. Mesmo de maneira tímida e bem rápida, Ban Ki-moon pareceu levar jeito para a coreografia.
  • 3. Ai Weiwei

    3 /11

  • Outro oriental que aderiu à moda do Gangnam Style foi o artista dissidente chinês Ai Weiwei, que criou uma paródia em que ele e um grupo de pessoas dançam a música. Em cena, ele dança e mostra um par de algemas, em alusão aos problemas que tem enfrentado com a Justiça na China. O pintor, escultor, fotógrafo e artista plástico teve seu passaporte confiscado pelas autoridades de Pequim e ficou preso de abril a junho de 2011 por sonegação de impostos. A paródia que fez já foi bloqueada nos sites chineses pelo governo do país.
  • 4. Jorge Pontual

    4 /11

    O jornalista brasileiro da Globo News Jorge Pontual não só dançou, como também deu dicas sobre como fazer um dos passos da coreografia. Ao participar do programa Em Pauta, o correspondente em Nova York mostrou como é fácil reproduzir a cavalgada feita por Psy no clipe, arrancando risadas do apresentador e das outras participantes.
  • 5. Hugh Jackman

    5 /11

    Durante as filmagens do novo longa-metragem “Wolverine”, o rapper Psy visitou o ator Hugh Jackman e, juntos, fizeram a coreografia sem ouvir a música. Mas não foi só isso. Ambos os artistas dançaram usando as garras de “Adamantium”, que caracterizam o personagem mutante interpretado por Jackman na saga dos X-Men.
  • 6. Britney Spears e Ellen DeGeneres

    6 /11

    Ao lado da apresentadora Ellen DeGeneres, a cantora Britney Spears teve a oportunidade de aprender um pouco dos passos da dança. Quem ensinou foi o próprio Psy, convidado especial do programa americano. Com um salto extremamente alto, Britney se equilibrou e conseguiu fazer bem a coreografia do modo como deve ser: “vestindo-se elegantemente, e dançando de maneira brega”.
  • 7. The Wanted

    7 /11

    A boy band britânica “The Wanted”, que ficou conhecida pela música “Glad You Came”, dividiu o palco com Psy no dia 5 de setembro, na pré-festa do MTV Video Music Awards 2012, em Hollywood. Enquanto o sul-coreano fazia o playback, os rapazes do grupo faziam as vezes de dançarinos, sem, no entanto, demonstrar a mesma habilidade do criador do hit.
  • 8. Novak Djokovic

    8 /11

    Após ganhar o troféu do torneio China Open 2012, o tenista Novak Djokovic se juntou a um grupo de crianças para fazer os principais passos da música. Inicialmente, ele havia se negado a fazer a performance, mas, ao ser lembrado de que havia prometido a dança aos fãs, caso ganhasse a competição, Djokovic mudou de ideia. Apesar de parecer um pouco desajeitado, ele disse à imprensa que se divertiu com o improviso.
  • 9. Sebastian Vettel e Mark Webber

    9 /11

    Primeiro e segundo lugar no GP da Coréia do Sul, no dia 14 de outubro, Sebastian Vettel e Mark Webber comemoraram as posições no pódio de maneira inusitada. Os pilotos de Fórmula 1 aprenderam alguns movimentos de Gangnam Style com o próprio Psy, responsável pela bandeirada do dia.
  • 10. Mel B

    10 /11

    A ex-Spice Girl Mel B, que agora é juíza do programa de calouros X Factor na Austrália, não conseguiu escapar de dançar no palco do programa ao lado do criador de Gangnam Style. Mesmo a contragosto, ela surpreendeu o público, ao mostrar que podia fazer a coreografia tão bem quanto o autor.
  • 11. Agora veja também

    11 /11(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetempresas-de-tecnologiaGangnam StyleGooglePsy (cantor coreano)YouTube

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame