Tecnologia

Frases e montagens sobre Bin Laden viram hit na internet

A comunidade do Facebook "Osama bin Laden is DEAD" chegou a ter mais de 250 mil seguidores em 12 horas

Fotos que circularam na internet: Osama bin Laden em 1998 (à esquerda); um cadáver anônimo (centro) e a montagem feita com as duas imagens (direita) (.)

Fotos que circularam na internet: Osama bin Laden em 1998 (à esquerda); um cadáver anônimo (centro) e a montagem feita com as duas imagens (direita) (.)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2013 às 13h11.

Washington - As redes sociais se transformaram nesta segunda-feira em palco de incontáveis mensagens sobre a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, depois que os sites e internautas contribuíram para propagar a notícia desde a última noite.

A comunidade do Facebook "Osama bin Laden is DEAD" ("Osama bin Laden está morto"), criada neste domingo à noite após os primeiros rumores da morte do terrorista, chegou a ter em 12 horas mais de 250 mil seguidores, um número que continua crescendo a cada minuto.

Além disso, após a confirmação da morte, o grito unânime de "EUA, EUA, EUA" deu lugar nesta segunda-feira a inúmeros lemas, fotomontagens e caricaturas que canalizam a euforia gerada entre os americanos, sobretudo entre os mais jovens, pela notícia da morte do terrorista mais procurado do mundo.

Já há na internet camisetas à venda por US$ 16 com os dizeres "I killed Osama" (Eu matei Osama). Nas fotomontagens, há imagens do presidente americano, Barack Obama, aparecendo como herói nacional por acabar com o inimigo número um do país.

"Sinto muito se demorei tanto para mostrar-lhes minha certidão de nascimento, estava ocupado demais matando Osama", diz uma fotomontagem que mostra Obama sorridente, com óculos de sol, numa referência à recente polêmica de que o presidente americano não teria nascido nos Estados Unidos.

Na semana passada, o líder americano tinha afirmado que os EUA não podiam perder tempo com "bobagens" propagadas pelo potencial candidato à Presidência do país Donald Trump, sobre as origens de Obama, que acabou divulgando sua certidão de nascimento na internet.

Em outra das imagens publicadas nesta segunda-feira, pode-se ver o presidente americano junto ao príncipe William e a Kate Middleton sob o título: "Vocês têm um casamento, mas eu tenho um funeral".

Alguns internautas também se uniram à opinião de que a morte de Bin Laden pode dar grande impulso a Barack Obama pela reeleição. Algumas montagens diziam: "Isto serão dois mandatos, graças" e "Quatro anos mais".

A cada segundo, novos lemas aparecem no Facebook como "Obama 1-Osama 0" e "Quero que Lady Gaga faça uma música chamada Osama".

Mas as mensagens que fazem mais sucesso são as que questionam os quase dez anos que custaram aos EUA para descobrir o paradeiro do terrorista: "O Google Maps pode encontrar tudo, por que não o usamos antes?".

Outra fotomontagem aproveita a recente polêmica sobre a privacidade dos dados nos smartphones e ironiza: "Teriam encontrado-o por culpa de seu iPhone?.

Exames de DNA confirmaram que Bin Laden morreu neste domingo no ataque de forças americanas à residência onde ele se escondia nos arredores de Islamabad.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FrasesInternetOsama bin LadenPaíses ricosPolíticosTerrorismoTerroristas

Mais de Tecnologia

ICQ, avô do WhatsApp, encerra suas atividades após 28 anos de funcionamento

Depois da derrapagem, Cruise, de carros autônomos, nomeia novo CEO

Elon Musk confirma terceiro filho com funcionária da Neuralink Shivon Zilis

Na era do vício digital, a abstinência e a liberdade de 24 horas sem WhatsApp

Mais na Exame