Tecnologia

Finlândia cria nova tecnologia para transmitir dados

Tecnologia permite a transmissão de dados entre dois terminais táteis com apenas um toque em ambas as telas


	Celular: com a tecnologia é possível compartilhar de forma simples fotos, vídeos e qualquer tipo de arquivo eletrônico entre smartphones
 (Reprodução)

Celular: com a tecnologia é possível compartilhar de forma simples fotos, vídeos e qualquer tipo de arquivo eletrônico entre smartphones (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 16h19.

Helsinki - O Centro de Pesquisa Tecnológica da Finlândia (VTT) apresentou nesta quarta-feira uma nova tecnologia que permite, a partir de um pequeno dispositivo, a transmissão de dados entre dois terminais táteis com apenas um toque em ambas as telas.

Graças a esta revolucionária tecnologia, denominada "inTouch" e baseada no protocolo Near Field Communication (em português, Comunicação de Campo Próximo), é possível compartilhar de forma simples fotos, vídeos e qualquer tipo de arquivo eletrônico entre smartphones, tablets e outros aparelhos equipados com a tela sensível ao toque.

A utilização do "inTouch" é fácil: ao tocar um arquivo com dois dedos, aparece na tela um ícone que permite copiar esse arquivo em um chip instalado previamente em qualquer objeto que o usuário esteja usando, podendo ser um anel, uma pulseira, um óculos ou até uma unha postiça.

Quando o usuário toca na tela do outro terminal, aparece nela outro ícone com o qual se pode copiar de forma automática o arquivo do chip oculto, que funcionaria como um USB sem fio.

"Esta nova solução tecnológica é um primeiro passo rumo a um futuro próximo no qual vários objetos poderão atuar de forma interativa e estar conectadas à nuvem", explicou o VTT em comunicado.

O centro de pesquisa finlandês apresentou a solicitação de patente de sua tecnologia e gravou um vídeo, que pode ser visto no YouTube, no qual demonstra seu funcionamento com dois protótipos (um anel e uma pulseira).

Os responsáveis do VTT já começaram entrar em contato com empresas para buscar sócios interessados na comercialização do novo sistema.

Conforme explicou a empresa, a tecnologia "inTouch" pode ser utilizada em um futuro próximo nos setores automobilísticos, eletrônico, logístico, de telecomunicações e, até mesmo, no de saúde. 

Acompanhe tudo sobre:FinlândiaPaíses ricosTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

Sam Altman lança 'WhatsApp' focado em quem vendeu a íris em troca de criptomoedas

TSMC investirá US$ 100 bilhões em fábricas nos EUA, mas produção de ponta pode continuar em Taiwan

Google confirma Android 16 em junho

Apple terá que permitir lojas de apps alternativas no Brasil em 90 dias