Tecnologia

Fãs de tecnologia forçam computadores para praticar overclock

Técnica aciona diversos programas ao mesmo tempo para o computador funcionar no limite

Os amantes da técnica usam nitrogênio líquido para resfriar o computador (Rico Shen/Getty Images)

Os amantes da técnica usam nitrogênio líquido para resfriar o computador (Rico Shen/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2011 às 19h35.

Buenos Aires - O argentino Nacho Arroyo é um amante da tecnologia que se transformou em uma estrela do "overclock", uma disciplina que força a capacidade do computador até o seu limite ao iniciar uma grande quantidade de programas ao mesmo tempo com a ajuda de nitrogênio líquido.

O "overclock" consiste em "forçar ao máximo da velocidade de processamento" de um dispositivo, neste caso o processador de um computador, e por em funcionamento grande quantidade de programas ao mesmo tempo, explicou Arroyo nesta sexta-feira à Agência Efe.

Como esclarecimento, nada melhor que um exemplo: a frequência de trabalho de um computador se mede em hertz e Arroyo é capaz de colocar um processador a 6.100 megahertz, enquanto sua velocidade nominal é de 3.200 megahertz, segundo garantiu.

Como forçar a máquina desta maneira aumenta consequentemente sua temperatura, os praticantes dessa modalidade recorrerem a métodos externos de refrigeração para evitar que o processador seja danificado.

No início, Arroyo utilizava "refrigerações comuns como ar e água", mas há um ano começou a empregar nitrogênio líquido, "um método mais extremo", definiu.

Arroyo faz parte da elite de "overclockers" que se apresentam em eventos de tecnologia, como o Extreme Experience Unlimited de Buenos Aires, e não é para menos: ele mesmo se define como "o número 1 da América Latina e 19º no mundo desta disciplina".

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresHackers

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições