Tecnologia

FAPESP lança chamada de propostas em TIC

São Paulo -  A FAPESP e outras fundações de amparo à pesquisa no Brasil, o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA) e o Centre National...

TI (Reprodução)

TI (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo -  A FAPESP e outras fundações de amparo à pesquisa no Brasil, o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), por meio do Institut des Sciences de l’Information et de leur Interactions (INS2i), na França, lançam chamada de propostas de pesquisa.

A chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área das ciências e tecnologias da informação e comunicação (TIC), a serem executadas por uma equipe de pesquisadores brasileiros (equipe principal), com colaboração eventual de outras equipes brasileiras (equipes orbitais), e uma equipe de pesquisadores franceses do INRIA ou do INS2i-CNRS.

As áreas de pesquisa em TIC de interesse da chamada incluem, em particular: tratamento da informação; comunicação e armazenamento da informação; tratamento de sinais, dos dados e dos conhecimentos; modelagem e simulação; tecnologias de hardware e software; concepção, verificação e otimização de componentes de software; concepção, comando e controle de sistemas complexos; e interfaces homem-máquina.

As propostas devem ser apresentadas à FAPESP sob a forma de Auxílio à Pesquisa – Regular, exclusivamente em papel, até o dia 17 de setembro de 2013.

O valor global máximo a ser despendido pela FAPESP nas propostas aprovadas é de R$ 240 mil. Serão financiados: passagens aéreas e terrestres internacionais para participantes da equipe brasileira irem à França; passagens aéreas nacionais para participantes de equipe principal; diárias para participantes da equipe brasileira na França; diárias para participantes de equipe brasileira no Brasil; e seguro saúde.

A FAPESP também concederá bolsas para estágios de pós-graduandos junto à instituição da equipe francesa (até dois estágios de três meses cada), para alunos de mestrado e doutorado, e apoiará a realização de oficinas de trabalhos (eventos) com as equipes.

O INRIA e o INS2i-CNRS, em parceria com a Embaixada Francesa no Brasil, financiarão os seguintes itens, a título de contrapartida: passagens aéreas França-Brasil-França para integrantes da equipe francesa em visita à equipe brasileira principal; diárias para integrantes da equipe francesa no Brasil em visita à equipe brasileira principal; realização de oficinas de trabalho com as equipes (eventos); passagens aéreas França-Brasil-França para integrantes da equipe francesa em visita às equipes brasileiras orbitais; diárias para integrantes da equipe francesa no Brasil em visita às equipes brasileiras; e complementação da bolsa para estágio de pós-graduandos brasileiros na França.

As propostas selecionadas na chamada deverão ter o prazo máximo de execução de 36 meses.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/7936

Acompanhe tudo sobre:INFOInovação

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores