Tecnologia

FAPESP lança chamada de propostas em TIC

São Paulo -  A FAPESP e outras fundações de amparo à pesquisa no Brasil, o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA) e o Centre National...

TI (Reprodução)

TI (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo -  A FAPESP e outras fundações de amparo à pesquisa no Brasil, o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), por meio do Institut des Sciences de l’Information et de leur Interactions (INS2i), na França, lançam chamada de propostas de pesquisa.

A chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área das ciências e tecnologias da informação e comunicação (TIC), a serem executadas por uma equipe de pesquisadores brasileiros (equipe principal), com colaboração eventual de outras equipes brasileiras (equipes orbitais), e uma equipe de pesquisadores franceses do INRIA ou do INS2i-CNRS.

As áreas de pesquisa em TIC de interesse da chamada incluem, em particular: tratamento da informação; comunicação e armazenamento da informação; tratamento de sinais, dos dados e dos conhecimentos; modelagem e simulação; tecnologias de hardware e software; concepção, verificação e otimização de componentes de software; concepção, comando e controle de sistemas complexos; e interfaces homem-máquina.

As propostas devem ser apresentadas à FAPESP sob a forma de Auxílio à Pesquisa – Regular, exclusivamente em papel, até o dia 17 de setembro de 2013.

O valor global máximo a ser despendido pela FAPESP nas propostas aprovadas é de R$ 240 mil. Serão financiados: passagens aéreas e terrestres internacionais para participantes da equipe brasileira irem à França; passagens aéreas nacionais para participantes de equipe principal; diárias para participantes da equipe brasileira na França; diárias para participantes de equipe brasileira no Brasil; e seguro saúde.

A FAPESP também concederá bolsas para estágios de pós-graduandos junto à instituição da equipe francesa (até dois estágios de três meses cada), para alunos de mestrado e doutorado, e apoiará a realização de oficinas de trabalhos (eventos) com as equipes.

O INRIA e o INS2i-CNRS, em parceria com a Embaixada Francesa no Brasil, financiarão os seguintes itens, a título de contrapartida: passagens aéreas França-Brasil-França para integrantes da equipe francesa em visita à equipe brasileira principal; diárias para integrantes da equipe francesa no Brasil em visita à equipe brasileira principal; realização de oficinas de trabalho com as equipes (eventos); passagens aéreas França-Brasil-França para integrantes da equipe francesa em visita às equipes brasileiras orbitais; diárias para integrantes da equipe francesa no Brasil em visita às equipes brasileiras; e complementação da bolsa para estágio de pós-graduandos brasileiros na França.

As propostas selecionadas na chamada deverão ter o prazo máximo de execução de 36 meses.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/7936

Acompanhe tudo sobre:INFOInovação

Mais de Tecnologia

PlayStation, console da Sony que mudou a história dos jogos eletrônicos, completa 30 anos

Quantos filhos têm as 10 mulheres mais ricas do mundo?

Quantos filhos têm os homens mais ricos do mundo?

iPhone 16 Pro ou iPhone 15 Pro: qual vale mais a pena comprar na Black Friday?