Tecnologia

Falha no iOS 7 permite apagar contas do iCloud facilmente

Brecha deixa invasores desabilitarem Find My iPhone e ainda restaurarem aparelho aos padrões de fábrica

iphone (Getty Images)

iphone (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2014 às 17h51.

Uma falha que atinge o iOS 7 ou versões mais recentes do sistema operacional deixa que ladrões ou invasores apaguem a conta e os dados de um iPhone facilmente. A brecha foi descoberta pelo usuário Miguel Alvarado e repassada ao 9to5Mac, e acaba com um dos recursos de segurança introduzidos na sétima versão do SO.

A partir dessa edição, é preciso desabilitar o recurso “Find My iPhone” antes de conseguir remover uma conta do iCloud do aparelho ou restaurá-lo para os padrões de fábrica. O problema – para um invasor ou criminoso, claro – é que, para fazer isso, o smartphone ainda exige uma senha. O bug descoberto, no entanto, permite pular essa etapa.

O método é simples, e o único passo um tanto complicado envolve tocar nos botões “Apagar Conta” e “Buscar iPhone” ao mesmo tempo. O aparelho então travará na tela de senha – como mostra Alvarado no vídeo abaixo –, e depois disso, é só desligá-lo. Após reiniciar o iPhone, a funcionalidade de localização estará indevidamente desativada e, consequentemente, o caminho para deletar de vez a conta do iCloud registrada no aparelho ficará livre.

//www.youtube.com/embed/Lvbter05UpA

Restará então ao dono – ou ladrão – do aparelho conectá-lo ao computador e ao iTunes para restaurá-lo aos padrões de fábrica. Assim, ele ficará como novo, impedindo que um antigo dono o encontre, no caso de ter sido roubado.

Mas como bem mencionou o 9to5Mac, evitar o problema é relativamente simples: defina uma senha de bloqueio e um tempo para que a tela se desligue sozinha. E, claro, mantenha a combinação longe dos olhos dos outros. Assim, mesmo que o iPhone seja roubado, o criminoso terá que superar mais uma barreira – e dessa vez, sem bugs conhecidos para facilitar. 

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOiOSseguranca-digitalTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários