Tecnologia

Falha em link internacional causou pane no Twitter

A NET e a GVT dizem que as falhas no acesso ao Twitter observadas ontem no Brasil podem ter sido provocadas por um problema num link internacional de conexão à internet

O Twitter esteve inacessível para muitos brasileiros durante cerca de 12 horas nesta semana (Reprodução)

O Twitter esteve inacessível para muitos brasileiros durante cerca de 12 horas nesta semana (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2011 às 12h20.

São Paulo — A instabilidade que impossibilitou o acesso de muitos usuários ao Twitter, nesta quinta-feira, pode ter sido provocada por um erro de configuração num link internacional de conexão à internet. A versão é defendida pelas empresas provedoras de acesso à web GVT e NET, por meio de comunicados oficiais.

"A GVT detectou restrição ao acesso ao Twitter e alguns outros serviços de redes sociais hospedados em vários pontos ao redor do mundo durante aproximadamente 12 horas", informou a companhia de telecomunicações por e-mail. "Detectamos um erro de configuração num link internacional de conexão com a internet, utilizado pela empresa e também por outras operadoras brasileiras. Essa ocorrência prejudicou temporariamente o acesso à rede social Twitter", escreveu a NET. A Telefônica disse não ter identificado problemas de acesso ao Twitter.

Os links internacionais são fundamentais para o acesso de usuários brasileiros a serviços hospedados fora do Brasil, caso do Twitter. A operação é realizada por provedores no exterior, como Global Crossing, AT&T, TIWS, Sprint e TeliaSonera, que acessam os servidores que hospedam aqueles sites a partir de contrato com operadoras brasileiras.

Para sanar a falha atribuída ao link internacional, as operadoras brasileiras desviaram parte de seus usuários a outras redes que não apresentavam defeito. Essa seria a explicação para o fato de grupos de usuários conseguirem acesso ao Twitter, enquanto outros não tinham conexão. O Twitter foi informado sobre a pane brasileira, mas não se posicionou oficialmente sobre o assunto.

Acompanhe tudo sobre:#failEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetRedes sociaisTwitter

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia