Tecnologia

Facebook prepara serviço para transferência de dinheiro

O Facebook prepara sua entrada no setor financeiro, com a estreia de um serviço online que permitirá aos usuários armazenar e enviar dinheiro.

face (Getty Images)

face (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2014 às 13h49.

O Facebook prepara sua entrada no setor financeiro, com a estreia de um serviço online que permitirá aos usuários armazenar e enviar dinheiro. 

A rede social solicitou a autoridades irlandesas uma licença que permitiria ao Facebook fornecer serviços de remessas e de moeda eletrônica aos seus usuários na Europa, segundo informações do jornal The Financial Times.

O Facebook também estaria discutindo o assunto com três empresas inglesas que realizam serviços de transferência de dinheiro em busca de parcerias: TransferWise, Moni Technologies e Azimo. 

Ao permitir que os usuários enviem remessas por meio de suas contas no Facebook, a empresa pretende estreitar os laços da rede social em países emergentes e criar uma inclusão financeira. Isto porque é comum que imigrantes enviem grandes quantidades de dinheiro para países em desenvolvimento onde boa parte da população não possui contas em bancos.

Desta forma, o Facebook entraria em uma concorrência direta com serviços de transferência bancária como Western Union, com fornecedores de dinheiro eletrônico como o PayPal e empresas de pagamento móvel pelo celular como a M-Pesa da Vodafone.

No entanto, a presença do Facebook em serviços financeiros representaria apenas uma mudança estratégica, uma vez que a empresa já lida com pagamentos online. Embora a maior parte de seus ganhos venham de anúncios, a rede social ganha hoje cerda de 2 bilhões de dólares anualmente em transações realizadas em sua plataforma, sendo boa parte desses pagamentos relacionados a games online.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookFinançasINFOInternetmeios-de-pagamentoRedes sociais

Mais de Tecnologia

Fim do passaporte? Índia, Finlândia e Cingapura apostam em reconhecimento facial como "documento"

Agentes de IA, energia limpa e criptos; saiba as principais tendências de tecnologia para 2025

Por que o YouTube está dominando as telas de TV em 2024

GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotiva