Facebook pode lançar Facebook Phone fabricado por Samsung
Os rumores surgiram após Zuckerberg encontrar com o vice-presidente da Samsung Eletronics
Da Redação
Publicado em 15 de outubro de 2014 às 13h33.
São Paulo - O Facebook pode estar acertando uma parceria com a Samsung para lançar seu próprio smartphone. Informalmente chamado de Facebook Phone, o gadget está no centro de rumores divulgados por jornais sul-coreanos.
Esses rumores surgiram após Mark Zuckerberg encontrar com Lee Jay-yong, vice-presidente da Samsung Eletronics. O encontro aconteceu em Seoul na noite de ontem. De acordo com a mídia local, é a terceira vez que os dois executivos se veem em menos de um ano.
"O Facebook precisa de um parceiro de negócio confiável em hardware e eu acredito que a Samsung é a companhia certa", afirmou em entrevista a The Korean Times um representante do Facebook que não foi identificado.
Vantajoso
Segundo The Korea Herald, um possível acordo entre Facebook e Samsung pode ser vantajoso para ambos os lados.Para o Facebook, ter um smartphone fabricado pela Samsung poderia significar um novo motor de crescimento para o número de usuários.
Para a Samsung, um gadget com a marca do Facebook poderia ser uma arma importante na reconquista da liderança do mercado chinês. No segundo trimestre, a empresa perdeu o primeiro lugar em vendas de smartphones no país para Xiaomi.
Essa não é a primeira vez que o Facebook tenta se aliar a um fabricante para criar smartphones com a sua marca. Há dois anos, a empresa fez um acordo do tipo com a HTC.
HTC
O primeiro fruto dessa parceria foi o HTC ChaCha, que contava com um botão físico para postagens rápidas no Facebook. Lançado em 2011, esse smartphone chegou a estar à venda no Brasil (hoje, a HTC não comercializa mais seus aparelhos no país).
Em abril do ano passado, foi lançado o HTC First. Esse smartphone foi o primeiro a vir de fábrica com o app Facebook Home, que exibe, na tela inicial, o conteúdo da conta do usuário no Facebook. Nem o ChaCha nem o HTC First foram grandes sucessos de vendas.