Facebook anuncia novo layout nesta 5ª feira

Usuários do Facebook poderão ver múltiplos feeds de notícias com diferentes temas

São Paulo — O Facebook convocou a imprensa americana para um evento nesta quinta-feira, em sua sede no Vale do Silício. Começa às 15 horas no horário brasileiro. O objetivo é apresentar o novo layout do feed de notícias, que vai passar por sua primeira grande reforma. Essa é a página mais importante do Facebook do ponto de vista comercial, já que é nela que aparecem os anúncios.

Segundo o noticiário TechCrunch, o usuário vai poder filtrar as atualizações por meio de botões no alto da página. Vai poder ver, por exemplo, só fotos do Instagram ou do próprio Facebook. Entre as opções, haverá, também, um fluxo de notícias sobre música. Ele vai mostrar o que os amigos estão ouvido em aplicativos como o Spotify, além de novidades relacionadas com shows e novos álbuns.

Fotos maiores e anúncios baseados em fotos também estariam a caminho, mas a reforma dos aplicativos móveis da rede social ficaria para uma etapa posterior. Josh Constine, do Tech Crunch, diz que obteve essas informações de “múltiplas fontes, todas de dentro ou próximas do Facebook”. 

Em janeiro, o próprio Mark Zuckerberg já havia dado pistas de que haveria novidades no feed de notícias. Ao comentar resultados financeiros da empresa, ele disse: “Em relação a novos experimentos com anúncios, quero fazer mais com diferentes tipos de conteúdo. À medida que o design do nosso fluxo de notícias evolui para mostrar histórias de conteúdo mais rico, isso abre novas oportunidades para oferecer também diferentes tipos de anúncios.”

Depois, respondendo a uma pergunta, Zuckerberg acrescentou: “Um dos princípios de design que sempre tivemos é que o conteúdo orgânico deve ser do mesmo tipo básico que o conteúdo pago. Anunciantes querem conteúdo rico, como grandes fotos ou vídeos, e, historicamente, nós não oferecemos essas coisas.”

Ele prossegue: “Mas uma das coisas que fizemos no último ano foi mover o fluxo de notícias orgânico dos usuários em direção a fotos maiores, conteúdo mais rico. Vamos continuar nessa direção. Muito do sucesso de produtos como o Instagram vem daí.”

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.