Tecnologia

Facebook admite falhas na comunicação em experimento

Pesquisadores modificaram os conteúdos apresentados no feed de notícias de quase 700 mil contas


	Facebook: conteúdos apresentados no feed de notícias de quase 700 mil contas foram modificados
 (Jonathan Leibson/Stringer)

Facebook: conteúdos apresentados no feed de notícias de quase 700 mil contas foram modificados (Jonathan Leibson/Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2014 às 16h27.

San Francisco - O Facebook admitiu nesta quarta-feira que existiram falhas na maneira de comunicar o experimento que três pesquisadores realizaram em 2012, quando modificaram os conteúdos apresentados no feed de notícias de quase 700 mil contas para avaliar como afetavam o humor dos usuários.

"!Isto fazia parte de uma pesquisa para testar diferentes produtos e existiram falhas na comunicação", admitiu a chefe operacional e número 2 da rede social, Sheryl Sandberg, em um encontro com anunciantes em Nova Délhi (Índia), segundo o "Wall Street Journal".

"Por essa comunicação nos desculpamos. Jamais quisemos irritá-los", disse a chefe de operações de Facebook no mesmo dia em que as autoridades de proteção de dados do Reino Unido disseram estar investigando o experimento realizado com as contas de usuários da rede social.

Para responder à pergunta "Como os conteúdos do Facebook influenciam as emoções dos usuários?", um grupo de pesquisadores modificou durante uma semana, de janeiro de 2012 o tipo de conteúdo mostrado a 689.003 pessoas na rede social.

Através de um algoritmo, os cientistas omitiram para alguns usuários publicações com conotações positivas, e para outros as negativas.

Esse teste foi divulgado publicamente pela primeira vez em março na revista científica "Proceedings of the National Academy of Science" e levantou várias críticas nas redes sociais, que acusaram a companhia de utilizar seus usuários como cobaias de laboratório.

Os resultados do estudo comprovaram que o tipo de sentimento mostrado no feed dos usuários exerce um efeito contagioso, já que quem só via mensagens positivas tendia a postar conteúdo no mesmo tom, e quem só via mensagens de cunho negativo escrevia publicações semelhantes.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologia

Mais de Tecnologia

Samsung quer aumentar presença no Vietnã com fábrica de US$ 4 bilhões para mercado de chips

Pagamento com palma da mão deve chegar primeiro em supermercados

WordPress ganha rival após anos de liderança isolada

Pesquisadores apresentam fibra muscular artificial que pode mudar próteses robóticas