Tecnologia

Fabricante do BlackBerry é condenada por violação de patente

Research in Motion terá que pagar 147,2 milhões de dólares por ter violado licença relacionada ao gereciamento remoto de aparelhos wireless

RIM teria violado patente de serviço que permite gerenciar celular de funcionário por um servidor (Stan Honda/AFP)

RIM teria violado patente de serviço que permite gerenciar celular de funcionário por um servidor (Stan Honda/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2012 às 16h12.

A canadense Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou neste sábado ter sido condenada por um tribunal da Califórnia a pagar 147,2 milhões de dólares em perdas e danos, por ter violado uma licença relacionada ao gereciamento remoto de aparelhos wireless.

A RIM manifestou "decepção" com a sentença, e anunciou estar estudando "os eventuais caminhos legais" a tomar no caso, no momento em que a empresa atravessa sérias dificuldades.

Em 2008, a Mformation, sociedade de software baseada no estado americano de Nova Jersey, denunciou a RIM em um tribunal de San Francisco, baseando-se no fato de que, durante negociações comerciais com a RIM, havia revelado à empresa segredos tecnológicos.

Após decidir não comprar a licença, a RIM modificou seu software, para incluir sistemas patenteados pela Mformation que permitem às empresas gerenciar os celulares de seus funcionários através de um servidor, afirma a Mformation em sua queixa.

A RIM negou ter cometido qualquer fraude. "A empresa se esforçou durante muitos anos para lançar de forma independente a tecnologia inovadora do Blackberry, e não acredita que a licença em questão da Mformation seja válida", assinalou.

O juiz ainda deve se pronunciar sobre "alguns pontos, em nível legal, que poderiam pesar na sentença", acrescentou a RIM, assinalando que irá aguardar estas informações para decidir se irá recorrer da resolução de hoje.

O grupo RIM atravessa um período sombrio, após sofrer um prejuízo de 500 milhões de dólares no primeiro trimestre, e anunciou a demissão de 5 mil pessoas (30% de seu quadro) até o fim de 2013.

O papel da RIM, que era negociado a 145,50 dólares canadenses em junho de 2008, perdeu 95% de seu valor, e esta semana estava cotado a menos de oito dólares.

Acompanhe tudo sobre:BlackBerryEmpresasPatentes

Mais de Tecnologia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

União Europeia emite advertência final para X sobre conteúdo perigoso

Samsung prevê salto nos lucros devido à demanda por chips de IA

Em pleno 2024, Japão consegue finalmente aposentar os disquetes; entenda por quê

Mais na Exame