Tecnologia

Exclusivo: Busca por trabalhadores autônomos cai até 70% em uma semana

A contratação de garçons, churrasqueiros, manicures, diaristas, entre outros, despencou com a crise do novo coronavírus, segundo o aplicativo GetNinjas

GetNinjas: app mostra redução no setor de serviços autônomos devido ao novo coronavírus (Getty Images/Getty Images)

GetNinjas: app mostra redução no setor de serviços autônomos devido ao novo coronavírus (Getty Images/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 20 de março de 2020 às 05h50.

Última atualização em 20 de março de 2020 às 05h50.

Um novo relatório feito pelo aplicativo de serviços GetNinjas mostra o impacto da chegada do novo coronavírus ao Brasil no setor de serviços autônomos. Segundo dados registrados na última terça-feira (17) comparados com o mesmo dia na semana passada, a queda foi de 24% nos pedidos feitos por meio do aplicativo da empresa brasileira.

A categoria de serviço mais afetada foi a de eventos, com queda de 65%. Saúde e moda e beleza vêm em seguida, com reduções de 47% e 46%, segundo o GetNinjas.

No setor de eventos, as maiores quedas foram na contratação de churrasqueiros (-70%); de profissionais de animação de festas (-68%); e de garçons e copeiras (-66%).

Já na categoria de saúde do aplicativo, as maiores quedas foram de psicólogos (-65%);  nutricionistas (-45%); e cuidadores (-21%). Completam o ranking de quedas no setor de moda e beleza os maquiadores (-53%); os sapateiros (-37%) e as costureiras (-35%).

A queda em serviços domésticos, que incluem profissionais como diaristas, babás, motoristas particulares, chega a 38%.

As cidades que registraram as maiores quedas de buscas por profissionais autônomos na última semana foram Curtiba, Goiânia, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza.

Os serviços de assistência técnica de ar-condicionado, computadores, notebooks e TVs foram os que registraram menor impacto com o novo coronavírus.

Segundo o IBGE, o setor de serviços representa dois terços do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O GetNinjas tem mais de 1,5 milhão de profissionais cadastrados que oferecem seus serviços por meio de um aplicativo para smartphones e do site da empresa. Por mês, a companhia recebe mais de 400.000 solicitações de trabalho.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus

Acompanhe tudo sobre:AppsCoronavírusServiços

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA