Tecnologia

EUA criam site para explicar dívidas para crianças

Site criado pelo departamento de tesouro americano tenta mostrar o que significa a dívida pública em termos mais simples

Departamento do Tesouro americano lança esta semana um site para explicar às crianças as bases da dívida pública (AFP/Mychele Daniau)

Departamento do Tesouro americano lança esta semana um site para explicar às crianças as bases da dívida pública (AFP/Mychele Daniau)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2010 às 17h57.

Washington - O Departamento do Tesouro americano está lançando nesta semana um site para explicar às crianças as bases da dívida pública, em termos nem sempre elementares.

"A maior parte dos títulos da dívida (...) são considerados 'negociáveis' porque podem ser comprados e vendidos, por um adulto, no mercado secundário, após terem sido comprados do Tesouro", lê-se, por exemplo, no site TreasuryDirect Kids, na rubrica "o B-A bá dos títulos do Tesouro".

No entanto, o Tesouro explica aos mais jovens americanos que não têm que se preocupar com esses mecanismos complicados porque detêm com frequência outros papéis, chamados de "títulos de poupança" ("saving bonds"), oferecidos por sua família.

Ora, "os títulos de poupança não são 'negociáveis' porque um detentor específico (que poderia ser uma criança) é registrado, não podendo serem comprados ou vendidos a outras pessoas no mercado secundário por corretores e gerentes", diz a cartilha do governo.

Mas se me deram, por exemplo, uma obrigação a dez anos (T-Note), o que acontece?

"Com as T-Notes você recebe juros do Estado a cada seis meses. Quando as negocia, depois de dez anos, o Estado paga valor total ou 'valor de face'", responde o site TreasuryDirect Kids.

"Hoje, mais do que nunca, é particularmente importante concentrar nossos esforços para educar a próxima geração a respeito do dinheiro", informou a comissária da dívida pública, Van Zeck, citada num comunicado.

Veja mais sobre sites

Siga as últimas notícias de Tecnologia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaEstados Unidos (EUA)InternetPaíses ricosSites

Mais de Tecnologia

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal