Tecnologia

Apresentado por IBM

Escola na nuvem vira tema de documentário

Enredo retrata plataforma de ensino criada pelo ganhador do TED 2013

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2014 às 10h00.

No início do ano passado, o pesquisador Sugata Mitra falou, durante o TED – famoso ciclo de palestras que dissemina ideias inovadoras em vídeos na internet –, sobre seus planos de construir uma escola na nuvem, onde crianças pudessem aprender e ensinar umas com as outras. Foi aplaudido de pé. O sucesso da palestra lhe rendeu um prêmio de 1 milhão de dólares – valor que vem sendo usado por Mitra para construir uma nova plataforma de ensino.

O assunto chamou a atenção do diretor Jerry Rothwell. Em seu novo documentário, previsto para estrear no ano que vem, o britânico mostra o caminho percorrido por Mitra nos últimos 18 meses, período no qual o professor da universidade inglesa de Newcastle conseguiu erguer cinco escolas: três na Índia e duas no Reino Unido. Outros dois laboratórios de ensino digital estão previstos para maio. “Se você dá a um grupo de crianças um monte de questões e um computador com conexão à internet, ele conseguirá encontrar as respostas; não importa o nível de dificuldade”, diz Mitra.

Lançada este mês, a ferramenta School in the Cloud é mais um avanço no projeto do especialista. A plataforma garante que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa experimentar o que o professor chama de autoaprendizagem organizada. Pelo site, professores disponíveis via Skype podem instigar crianças entre 8 e 12 anos a procurar, por meio de palavras-chave, fotos e vídeos, as respostas para perguntas como: “O que é a alma?” ou “Os animais pensam?”. “O que estamos vendo é um método minimamente invasivo de aprendizado”, diz Mitra. “Ainda que ele não possa substituir o sistema convencional de ensino, pode complementá-lo.”

Clique aqui e saiba mais

Acompanhe tudo sobre:informe

Mais de Tecnologia

Oura lança nova versão do anel inteligente com design atualizado e novos sensores

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF