Era das máquinas? Robôs da Boston Dynamics já dançam coreografias complexas
Atlas e Spot entram no passinho ao som de The Contours.
Thiago Lavado
Publicado em 29 de dezembro de 2020 às 19h34.
Última atualização em 30 de dezembro de 2020 às 18h11.
Embora piadas sobre o início da era das máquinas tenham circulado em correntes do WhatsApp neste fim de ano, ela ainda não chegou. Mas demonstra avanços.
O novo vídeo da fabricante de robôs Boston Dynamics, publicado nesta terça-feira, 29, no canal da empresa no YouTube, demonstra um pouco das novas capacidades das máquinas.
Na gravação, os icônicos robôs Atlas — que têm a anatomia bípede-humanoide — aparecem realizando passos elaborados de dança e são seguidos pelo Spot, o robô que se assemelha a um cachorro. O Handle, protótipo com rodas e equilíbrio pendular, termina o show ao som de Do You Love Me?, de The Contours.
Fundada em 1992 após a cisão do renomado Massachussets Institute of Technology (MIT), a Boston Dynamics foi comprada no início do mês pela fabricante de carros Hyundai, em um negócio avaliado em torno de 1 bilhão de dólares.
Embora ainda sejam protótipos, os robôs fabricados pela empresa começaram a ser vendidos neste ano. O Spot pode ser adquirido por empresas por "módicos" 74.500 dólares.
Também em 2020 as máquinas foram usadas por autoridades em Singapura para monitorar parques durante a pandemia de covid-19. O objetivo era o usar o Spot para relembrar às pessoas que usassem o parqueBishan-Ang Mo Kio de manter distância umas das outras.