Entre seis capitais, Fortaleza tem a melhor banda larga
Conclusão é de estudo realizado pelas universidades de Oxford e de Oviedo, com apoio da Cisco
Da Redação
Publicado em 19 de outubro de 2010 às 11h02.
São Paulo - O terceiro estudo anual sobre banda larga no mundo, realizado pela Universidade de Oxford e pela Universidade de Oviedo, com apoio da Cisco, analisou a qualidade da conexão à internet em 239 cidades de 72 países. No Brasil, das seis capitais avaliadas, Fortaleza foi a que obteve o melhor resultado no levantamento.
Os testes foram realizados entre maio e junho deste ano e utilizaram dados de mais de 40 milhões de conexões banda larga, através de testes de velocidade da internet (pelo site speedtest.net ).
Os resultados apontaram uma melhora na qualidade em 50% em todo o mundo em apenas três anos, com mais países preparados para as futuras tecnologias, como Internet TV e serviços de comunicação em vídeos de alta qualidade. Além disso, a penetração da banda larga nas residências atingiu 49% entre os países avaliados, contra 40% encontrados em 2008.
A média global de velocidade para downloads ficou em 5,9 Mbps e a de upload ficou em 1,7 Mbps. A melhor conexão banda larga se encontra na Coreia do Sul, com médias de downloads em 33,5 Mbps (um aumento de 55% em um ano) e média de upload em 17 Mbps, um aumento de 35% desde 2009.
Brasil
No Brasil, a média geral de velocidade para downloads ficou em 2,3 Mbps e upload em 449 Kbps. Das seis capitais avaliadas no estudo, Fortaleza foi a cidade brasileira que teve o melhor desempenho, atingindo médias de 4,3 Mbps para downloads e 570 Kbps para upload. Brasília ficou em segundo com 4,1 Mbps para downloads e 509 Kbps de upload.
Em seguida está Salvador (3 Mbps em downloads e 448 Kbps em uploads), Belo Horizonte (2,8 Mbps download, 448 Kbps upload), São Paulo (2,1 Mbps download, 421 upload) e Rio de Janeiro (1,9 Mbps download e 452 Kbps upload).
O estudo também analisou a qualidade da banda larga móvel e constatou que 10% dos usuários desse tipo de conexão já usufruem de uma experiência similar àqueles que possuem banda larga fixa.