Tecnologia

Emissora japonesa quer transmitir Jogos Olímpicos de 2016 em 8K

São Paulo – Enquanto a tecnologia 4K ainda começa a desembarcar no Brasil, a emissora de TV aberta japonesa NHK já planeja transmitir os Jogos Olímpicos de 2016 com...

NHK (Reprodução)

NHK (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo – Enquanto a tecnologia 4K ainda começa a desembarcar no Brasil, a emissora de TV aberta japonesa NHK já planeja transmitir os Jogos Olímpicos de 2016 com uma resolução de 8K. Só para ter ideia, o padrão equivale a 16 vezes ao Full HD.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, uma equipe de engenheiros japoneses esteve no Rio de Janeiro, cidade que sediará a próxima Olimpíada, para registrar algumas imagens em 8K. Os resultados das gravações foram exibidos em uma tela de 85 polegadas que já conta com a tecnologia.

No Japão, a expectativa é que a transmissão 8K esteja disponível em 2016, via satélite, e em 2020 por via terrestre. Os engenheiros nipônicos também estão desenvolvendo um sistema de som embutido nos equipamentos transmissores. Segundo a reportagem, as filmagens gravadas durante o Carnval carioca permitem escutar com perfeição a variação dos sons da Sapucaí.

Por enquanto, o Brasil ainda está bem distante de poder distribuir a resolução 8K. No entanto, algumas produções da Globo, como a novela Amor à Vida, contam com algumas cenas que já possuem a tecnologia. 

Acompanhe tudo sobre:INFOInovaçãoTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores