Edifício impede erosão e desabamento de terra em declives íngremes
Projeto brasileiro levou o prêmio no 3º concurso internacional Holcim Awards para projetos e visões de construção sustentável
Da Redação
Publicado em 1 de novembro de 2011 às 11h28.
Um edifício público multifuncional na favela Paraisópolis, de São Paulo , venceu o prêmio principal no valor de US$ 100 mil da etapa América Latina do 3º concurso internacional Holcim Awards para projetos e visões de construção sustentável . O projeto vencedor, intitulado Grotão - Fábrica de Música, impede a continuação da erosão e desabamentos perigosos de terras nos declives íngremes e leva infraestruturas sociais e culturais a uma comunidade que se encontra de fato separada da cidade formal.
O projeto, chefiado por Alfredo Brillembourg, da Urban Think Tank, inclui um espaço público disposto em plataformas. O projeto apresenta áreas para agricultura urbana, um sistema de gestão de águas, um anfiteatro público, uma escola de música, uma pequena sala de concertos, instalações desportivas, espaços públicos e infraestruturas de transportes.
O chefe do júri e reitor do Departamento de Arquitetura da Universidad Iberoamericana (UIA) na Cidade do México, Carolyn Aguilar, elogiou a ideia pelo seu conceito unificador, com instalações culturais de grande qualidade, características arquitetônicas, e envolvimento integrado da comunidade local, numa abordagem de gestão e planificação inclusivas a nível social. "O projeto tem o potencial de contribuir para um enriquecimento da consciencialização e coesão sociais na área e aplica traços técnicos de forma exemplar e educativa", afirma Carolyn.
Chile e México ficam com o segundo e terceiro lugares
O Holcim Awards Silver foi concedido a uma solução estratégica ao risco de terremoto e de tsunami na cidade costeira de Constitución, no Chile. Em vez de considerar uma proibição de construção ou a instalação de uma barreira maciça ao longo das áreas de risco, o projeto, chefiado por Alejandro Aravena da Elemental S.A., recomenda a plantação de florestas ao longo das áreas propensas a inundações para dissipar a energia das ondas através de fricção e a implementação de restrições específicas quanto ao uso e disposição de espaços na área de risco.
O projeto defende uma estratégia a longo prazo para modernizar o ambiente construído em vez de implementar um plano de ação ad hoc para reconstruir a parte da cidade que foi destruída pelo tsunami e terremoto. A abordagem foi também aplaudida pelo júri por integrar a participação dos cidadãos no sentido de melhorar a sensibilidade contextual e social do plano mestre.
Já o Holcim Awards Bronze foi concedido a um plano mestre de regeneração urbana idealizado por Jose Castillo da arquitetura 911sc para o setor noroeste de Ciudad Juárez, México, região que sofre pela violência crescente, devido à sua posição estratégica relativa ao tráfico de drogas e de armas. O projeto baseia-se na consolidação das bacias de retenção de águas existentes para mitigar inundações futuras e a sua conversão em espaços públicos, incluindo terraços agrícolas, workshops comunitários, lotes comerciais, espaços de recreio, instalações desportivas, um parque de skate e unidades de alojamento inovadoras do ponto de vista social. O projeto foi reconhecido por oferecer espaço para atividades econômicas, educativas e recreativas, com a intenção geral de reforçar as redes comunitárias.
Projetos no México, na Argentina e no Chile recebem reconhecimento
Foram atribuídos Prêmios de Reconhecimento a três projetos do México. O projeto chefiado por Jorge Ambrosi da Ambrosi Arquitetos para uma reserva de recreio e de consciencialização ecológica em Banderilla. A recuperação da rede de transporte ferroviário no Vale de Oaxaca por Gustavo Madrid Vazquez da espacio entre tiempo Architects e o plano mestre para recuperação do rio e corredor de transporte urbano para a Cidade do México, chefiado por Elias Cattan, da Taller13 Arquitetura Regenerativa.
Também receberam Prêmios de Reconhecimento: biblioteca em Rosário, Argentina, com um programa de extensão integrada à comunidade, resultado de um projeto chefiado por Alfredo Tapia, da AFT Arquiteto; e a proposta de Mathias Klotz da Klotz y Asociados Ltda para uma biblioteca universitária ecológica em Santiago, Chile.
Prêmios "Next Generation" para visões de estudantes de pós-graduação
Na categoria "Next Generation", aberta a projetos de estudantes, o primeiro prêmio foi concedido a uma equipe de estudantes chefiada por Mauro Ivan Barrio, Universidad Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina, pela sua visão de uma instalação de dessalinização da água com auto-suficiência energética.
Uma proposta para reativar vias fluviais para transporte e desenvolvimento sustentável em Puerto Suárez, Bolívia, da autoria de Martin Fernández de Lema da Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina, obteve o segundo prêmio. Já a equipe chefiada por Gabriel Kozlowski Maia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Brasil, com uma proposta destinada a densificar e modernizar a cidade universitária da PUC-Rio, recebeu o terceiro prêmio.
Os vencedores foram anunciados em cerimônia realizada dia 6 de outubro, em Buenos Aires (Argentina). A Holcim Foundation for Sustainable Construction, com sede na Suíça, realiza o concurso em paralelo em cinco regiões do mundo. Mais de 6.000 projetos, de 146 países, participaram dos Holcim Awards, que visa promover soluções sustentáveis desde o setor de construção e edificação até os aspetos tecnológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais.
Os projetos agraciados com os Holcim Awards Gold, Silver e Bronze em cada região qualificam-se automaticamente para o Global Holcim Awards, no próximo ano. Além disso, todos os projetos vencedores em nível regional - incluindo os vencedores de Prêmios de Reconhecimento e "Next Generation" - irão automaticamente concorrer aos prêmios Global Holcim Innovation, que serão apresentados em 2012. Os vencedores do Global Holcim Awards serão anunciados em abril de 2012.