Tecnologia

Ebay negocia compra de empresa de telefonia por internet

Skype pode ser adquirida por 2 a 3 bilhões de dólares. Negócio assinala mudança da estratégia do Ebay

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h18.

O Ebay está negociando a compra da Skype, empresa especializada em telefonia via internet. Se concretizada, a transação irá assinalar uma mudança na estratégia do Ebay, hoje concentrado em intermediar a relação entre compradores e vendedores online. O valor do negócio pode alcançar de 2 a 3 bilhões de dólares, de acordo com o americano The Wall Street Journal.

Sediada em Luxemburgo, a Skype tornou-se conhecida por criar um software que permite ligações telefônicas gratuitas, via internet, para qualquer telefone. A empresa informou que também está negociando a transferência de seu controle com outras companhias de tecnologia.

De qualquer modo, a entrada do Ebay na disputa pela Skype assinala uma importante mudança de rota da empresa. Até agora, as ações da companhias voltaram-se para a consolidação de seu negócio central o de servir como plataforma para transações online de compra e venda de variados produtos. Mesmo as aquisições anteriores, como a PayPal especializada em operações de pagamento eletrônico atendiam a esse objetivo.

A possível compra da Skype, porém, mostra que o Ebay está em busca de novas formas de geração de receita, ainda não contempladas em seu portfólio. A Skype, por exemplo, seria um meio da empresa explorar um filão promissor da internet e se beneficiar efetivamente da rede de contatos que os usuários estabelecem por meio da web. Além disso, as chamadas de telefone via VoIP são o tipo de negócio em que os próprios usuários ajudam a empresa a expandir sua operação, já que o internauta será mais beneficiado pelo serviço, quanto maior for o número de pessoas que também o utilizem.

A expectativa do Ebay é que o software da Skype seja adotado maciçamente pelos seus 157 milhões de clientes. O programa já contabiliza 162 milhões de downloads e 52 milhões de usuários em todo o mundo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint