EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h18.
O Ebay está negociando a compra da Skype, empresa especializada em telefonia via internet. Se concretizada, a transação irá assinalar uma mudança na estratégia do Ebay, hoje concentrado em intermediar a relação entre compradores e vendedores online. O valor do negócio pode alcançar de 2 a 3 bilhões de dólares, de acordo com o americano The Wall Street Journal.
Sediada em Luxemburgo, a Skype tornou-se conhecida por criar um software que permite ligações telefônicas gratuitas, via internet, para qualquer telefone. A empresa informou que também está negociando a transferência de seu controle com outras companhias de tecnologia.
De qualquer modo, a entrada do Ebay na disputa pela Skype assinala uma importante mudança de rota da empresa. Até agora, as ações da companhias voltaram-se para a consolidação de seu negócio central o de servir como plataforma para transações online de compra e venda de variados produtos. Mesmo as aquisições anteriores, como a PayPal especializada em operações de pagamento eletrônico atendiam a esse objetivo.
A possível compra da Skype, porém, mostra que o Ebay está em busca de novas formas de geração de receita, ainda não contempladas em seu portfólio. A Skype, por exemplo, seria um meio da empresa explorar um filão promissor da internet e se beneficiar efetivamente da rede de contatos que os usuários estabelecem por meio da web. Além disso, as chamadas de telefone via VoIP são o tipo de negócio em que os próprios usuários ajudam a empresa a expandir sua operação, já que o internauta será mais beneficiado pelo serviço, quanto maior for o número de pessoas que também o utilizem.
A expectativa do Ebay é que o software da Skype seja adotado maciçamente pelos seus 157 milhões de clientes. O programa já contabiliza 162 milhões de downloads e 52 milhões de usuários em todo o mundo.