Tecnologia

E-commerce prevê faturamento de R$ 1,8 bi em 2004

Valor representa 11% do que será movimentado em vendas online nos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.

O comércio varejista pela internet deve encerrar o ano com um faturamento total de 1,8 bilhão de reais no Brasil. O número é resultado de uma reavaliação empreendida pelo setor em outubro, quando foram superadas as expectativas do início de 2004. Para a temporada de vendas de Natal, entre 15 de novembro e 23 de dezembro, a aposta é de 286 milhões de reais em vendas, um crescimento de 40% em relação a mesmo período do ano passado, segundo a consultoria E-bit.

O valor médio por compra deve ser de 340 reais, superior aos 315 reais do ano passado. De acordo com a E-bit, desta vez os presentes prediletos no Natal de 2003 - CDs, DVDs, vídeos, livros e revistas, com 49% de participação -, devem perder algum espaço para produtos como eletrodomésticos, com valor agregado mais alto. Apesar da diferença dos números do setor, o comércio eletrônico no Brasil ainda é pequeno, quando comparado ao varejo virtual da maior economia do mundo. Nos Estados Unidos, as vendas de Natal pela internet devem atingir neste ano 16,7 bilhões de dólares, com crescimento de 29% em relação a 2003.

Flores pela internet

Com mais de 500 mil usuários, o site Flores Online também estima um crescimento de 40% este ano em seu negócio. A expectativa é encerrar 2004 com 6,8 milhões de reais em vendas. Segundo Eduardo Casarini, diretor da floricultura virtual, mais de 90% dos pedidos são atendidos exclusivamente pela web. "A outra parcela é de compradores que ligam para tirar alguma dúvida e acabam fechando negócio por telefone mesmo."

A média é de 350 transações diárias, mas no Dia das Mães deste ano a empresa chegou a entregar seis mil flores. Segundo Casarini, a expansão do negócio exigiu a transferência das operações para um galpão de 2 mil metros quadrados ao lado da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

STF adia para quinta-feira, 28, decisão sobre artigo 19 do Marco Civil da Internet

Google e Meta resistem à revisão do Marco Civil no Supremo

Xiaomi Poco F6 Pro ou Redmi Note 12 Pro: qual escolher na Black Friday 2024?

Samsung Galaxy S23 Ultra ou Galaxy Z Fold 5: qual escolher na Black Friday 2024?